26 de setembro de 2021
Anuncie Aqui
Dia da Pastoral da Criança

Dia da Pastoral da Criança: quando o cuidar do desenvolvimento infantil se torna missão

Desde 1983 a Pastoral da Criança é uma das principais responsáveis pela diminuição da mortalidade infantil

5 DEZ 2019 - 14h48min
Kamila Alcântara

Desde 2007, no dia 5 de dezembro é comemorado o Dia da Pastoral da Criança e Internacional do Voluntariado. Mas você sabe a importância desse projeto para a sociedade? Para quem trabalha na Pastoral, cuidar de famílias e da primeira infância é mais que um trabalho, é uma missão de vida.

View Energy Solar_11

A Pastoral surgiu com a intenção de acompanhar a primeira infância das crianças, que é da gestação até os cinco anos de idade. “As vezes, quando a mãe já tem outros filhos, ela não está mais com ânimo que ir ao médico e fazer o acompanhamento pré-natal. Nós a levamos e incentivamos a ir”, explica Natalina Santos, uma das coordenadoras da Pastoral de Paróquia Imaculada Conceição.

Era 1982, em uma reunião da ONU (Organização das Nações Unidas), quando o Unicef (Fundo das Nações Unidas para Infância e Adolescência) entendeu a necessidade de aplicar um programa que salvaria a vida de muitas crianças que morriam de doenças de fácil prevenção, como a desidratação por diarreia. Surgindo a Pastoral da Criança, liderada pela médica pediatra e sanitarista Zilda Arns Neumann.

“Graças a esse acompanhamento da Pastoral, conseguimos diminuir a mortalidade gestacional e infantil. Com as visitas desde a gestação, conseguimos prevenir doenças como pressão alta, diabetes, anemia ou qualquer outra que possa afetar o bebê”, explica Natalina. 


Todo mês, no dia da Celebração da Vida, as famílias cadastradas se reúnem em uma festa, em que também é verificada a saúde da criança. “Nós vemos o peso, a alimentação, vacinação, o geral. Esses dados mensais são enviados para o Ministério da Saúde, que avalia o desenvolvimento infantil, junto com as informações enviadas pelas Unidades de Saúde”.

Por fim, para quem lida diariamente com os pequenos, não tem como esquecer o maior exemplo de amor, Jesus. “Pastoral vem de pastor. Estamos aqui para fazer o que Jesus Cristo fez, que é cuidar das suas ovelhas, acompanhar as famílias. Fazer o possível e o impossível por quem muitas vezes não tem voz na sociedade”, concluiu emocionada Natalina.

Como ajudar

Por não se tratar de um trabalho assistencialista,  a Pastoral encaminha para as instituições apoiadoras os casos que necessitam de doações, como a ABIMC. A população também pode ajudar enviando doações de alimentos para o dia da Celebração da Vida ou, ainda, se voluntariar para o trabalho. 

A Pastoral da Criança é ligada a Igreja Imaculada Conceição, que fica na Praça Central de Aquidauana. O telefone para contato é o (67) 3241-3086, o e-mail é o paroquiaimaculada1930@gmail.com e também podem acessar a página no Facebook
 

 

Veja também

Mais Lidas

1
Policial

Sargento da PM é ferido por capacetada durante tumulto na Pantaneta

2
Policial

Funcionária furta objetos de Universidade em Aquidauana

3
Policial

Blitz apreende carros e notifica motoristas em Aquidauana e Anastácio

4
Aquidauana

Mais lida da semana: quem ou o quê matou Gurizinho?

Informe Publicitário

Informe

Restaurante Pira passa por reforma e já volta no dia 1º

Previsão do Tempo

min23 max37

Aquidauana

Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
min23 max37

Anastácio

Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
1,99m
Miranda
2,01m
Paraguai
0,19m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Sei...

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

ESCOLA PARTICULAR IRENE CICALISE

Gabriel Novis Neves

MANIA NOVA

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Hospitais/Postos de Saúde

Hospital da Cidade - Associação Aquidauanense de Assistência Hospitalar

R. Manoel Antonio Paes de Barros, 1424 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-3636
Bares/Panificadoras/Lanchonetes

Doce Sabor Lanchonete

Rua 7 de Setembro, Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67)
Som e Acessórios

Adil'Som (Adilson e Edimilson)

Rua Antônio João, 523 Alto - 79200-000 Aquidauana/MS 67 - 3241-5561
Ver Mais
2
Entre em nosso grupo