Os diretores e coordenadores das escolas municipais de Aquidauana se reuniram nesta semana para as atividades Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. A reunião foi no prédio da GEMED (Gerência Municipal de Educação).
Segundo a coordenadora do Pacto em Aquidauana, Helena Rojas Franco, os temas tratados foram a Provinha Brasil, que é uma avaliação diagnóstica do nível de alfabetização das crianças matriculadas no segundo ano de escolarização das escolas públicas brasileiras; a Avaliação Nacional da Alfabetização, que será aplicada no mês de novembro; e o gráfico de avaliação do 1º e 2º semestre de 2013, do 1º ao 5º ano do ensino fundamental.
?Aproveitamos a ocasião para lembrar aos coordenadores, diretores e professores (1º ao 5º ano) do encontro do Pacto, que acontece neste sábado (31), durante todo o dia na Escola Erso Gomes? comentou Helena.
O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos Governos Federal, do Distrito Federal, dos Estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.
Com o pacto, os professores alfabetizadores receberão cursos de 120 horas por ano. Helena Rojas Franco é a coordenadora responsável pelo pacto em Aquidauana, já as orientadoras de estudo do 1º, 2º e 3º ano, são as professoras Luiza Aparecida Velasques, Janet Lili Azambuja e Mareide Lopes de Arruda, respectivamente.
O curso será presencial e tem dois anos de duração. Este ano, a ênfase será em linguagem e em 2014 em matemática. O curso de formação abordará ainda, a inclusão de crianças com necessidades educacionais especiais.