X
Investimento

Dois empreendimentos de Aquidauana são aprovados em concurso de inovações

Caso cheguem a fase final, cada projeto poderá receber até R$ 60 mil em investimentos

Duas ideias de empreendedorismo, aliadas com inovações tecnológicas e desenvolvimento social, de Aquidauana foram aprovadas para a próxima fase do Programa Centelha. Caso cheguem a fase final, cada projeto poderá receber até R$ 60 mil em investimentos, além de acompanhamento e capacitações oferecidas pelo Programa.

Segundo informações do Governo do Estado, em Mato Grosso do Sul, foram 564 ideias submetidas a avaliações, de 34 municípios. Passaram para fase 3 os projetos de empreendedorismo de 17 cidades, entre elas duas inovações de Aquidauana.

A primeira iniciativa, representada por Elison Floriano Tiago, é da instalação de Meliponario na Aldeia Água Branca. O que seria Meliponario? É a criação racional das abelhas sem ferrão, atividade que está crescendo, trazendo grande benefício econômico e ambiental.

Segundo a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuárias), essa espécie é responsável pelo polinizar a flora nativa, as lavouras e pomares, contribuindo na produção de alimentos e manutenção da biodiversidade. Também produzem mel, própolis e cera, além de conter características medicinais.

O segundo projeto é o hambúrguer verde, defendido por José Artur Oliveira Viana, do segmento de biotecnologia e genética. No ramo da produção de alimentos, a tendência é o crescente investimento em estudos no melhoramento genético de plantas e animais, para que haja menos agressão ao ecossistema sem diminuir a produtividade.

Nesta fase final do Programa, as ideias selecionadas passarão por uma série de avaliações, como o cronograma financeiro. O resultado final será em meados de fevereiro, segundo informou Márcio de Araújo Pereira, diretor-presidente da Fundect. As 28 ideias vencedoras receberão recursos e toda assistência da Fundect e Finep, para transformar a ideia em um negócio inovador.

Confira a lista dos 100 projetos, de 17 municípios de Mato Grosso do Sul, aprovados para a próxima fase clicando aqui.

Centelha

O Programa Centelha é promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap). As fases do Centelha são operacionadas pela Fundação CERTI e executadas em Mato Grosso do Sul pela Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (Fundect), órgão vinculado ao Governo do Estado por meio da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar).

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Serviços

Único prorroga até janeiro prazo para estados emitirem nova Carteira de Identidade

Medida atende ao pedido de unidades da federação por mais tempo para início da obrigatoriedade e unifica prazo com a Lei do CPF

Política

Lei do Pantanal: proposta entregue prevê ampliar proteção e reduzir desmatamento

Projeto foi entregue hoje na Assembleia Legislativa

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2023 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo