X
Meio ambiente

Em 50 dias, projeto já recolheu 30 toneladas de garrafas de vidros descartadas

O material é enviado para uma fábrica, que retorna em dinheiro os catadores e instituição

A união do Instituto Nacional de Proteção Ambiental de Aquidauana com o Instituto de Capelania de Proteção Ambiental de Campo Grande já recolheu, em menos de dois meses, 30 toneladas de garrafas de vidro. Além de ajudar a natureza, o projeto está empregando e capacitando os catadores.

De acordo com o bombeiro civil e responsável pelo projeto, Marcelo Torres, de 40 anos, o conhecimento na área de proteção ambiental trouxe a vontade de colaborar, de alguma forma, na região de Aquidauana.

“Em parceria com os órgãos competentes aqui de Aquidauana obtivemos um bom trabalho. Hoje somos os únicos na região que recolhe as garrafas de vidro”, afirma o bombeiro.

O material recolhido é recebido, passa por uma triagem, quebrado e armazenado. Após esse processo, tudo é enviado para uma fábrica e retornando para Aquidauana em remuneração, que é dada aos voluntários em forma de pagamento e ainda ajuda na manutenção da instituição.

Com a grande procura, o próximo projeto é o trabalho com garrafas pets. “Junto com as escolas municipais de Aquidauana, o projeto com pets vai impactar ainda mais! Vamos transformar as garrafas pets em camisetas”, destaque Marcelo.

Para quem gostaria de realizar a entrega de garrafas, basta ligar no (67) 98468-3351 para combinar o melhor horário e levar na Rua Castorina Leite de Godoy, número 499, na Vila Bancária.

Descarte incorreto

Segundo o blog da Anavidro (Associação Nacional de Vidraçarias), a decomposição total do vidro na natureza pode demorar até um milhão de anos, dependendo das condições do material. Considerando que o vidro é uma descoberta de 6 mil anos atrás, muitos dos primeiros fragmentos descartados ainda não tenham sido reabsorvidos por completo pela natureza.

Ainda existe a questão do descarte incorreto, que torna os garis e catadores de reciclagens em vítimas de cortes profundos.

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Incêndio

Incêndio destrói móveis em residência de Corumbá

Apesar dos danos, nenhum morador ficou ferido

Evento

Ministério da Cultura e Prefeitura de Aquidauana promovem Cine Clube

Exibição começou na noite de quinta-feira

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2024 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo