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Resgate

Em ano marcado por pandemia, Samu fez mais de mil atendimentos em Aquidauana e Anastácio

O serviço é gratuito e funciona 24 horas, 7 dias na semana

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), vinculado à Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) e Prefeitura Municipal de Aquidauana, divulgou, nesta sexta-feira (8), o balanço de atendimentos do ano de 2020. O serviço é gratuito e funciona 24 horas, 7 dias na semana, atendendo 5 distritos e 2 municípios, por meio da prestação de orientações e do envio de veículos tripulados com equipe capacitada (técnicos de enfermagem e condutores socorristas), acionados pela Central de Regulação das Urgências "192" de Campo Grande.

No total, foram 1.603 atendimentos de urgência e emergência ao decorrer do ano de 2020, sendo um grande avanço para o serviço, que conta com o total apoio da Prefeitura Municipal de Aquidauana.

Um dos maiores desafios no ano de 2020 foi a pandemia da Covid-19 que nos fez tomar algumas atitudes para prevenir nossos profissionais e os próprios pacientes. "Uma das ambulância foi preparada para esses atendimentos de Covid e serão completamente higienizadas ao fim de cada ocorrência. Durante o transporte a ambulância seguirá de janelas abertas para favorecer a ventilação e temos outra viatura disponível para as demais ocorrências", explicou Heverton Bastos, assistente de coordenação do Samu. A coordenadora do Samu, Maria Irene dos Santos, destaca que a preparação da ambulância visa diminuir os riscos contaminação, tendo em vista muitos equipamentos e materiais no interior da ambulância e isso facilita o contágio do servidor ou da vítima atendida.

Ao decorrer da evolução da pandemia “Vimos que o processo de limpeza da viatura mesmo envelopada era muito demorado, as vezes ficávamos inoperante por uma hora para realizar a descontaminação da ambulância, pensando nisso tiramos ideia de criar uma capsula de proteção, hoje, a higienização com a cápsula dura em média 20 minutos”, disse Héverton Bastos, técnico em enfermagem e assistente de coordenação do Samu. Em médio, 80% dos atendimentos clínicos que tivemos durante o ano foram casos suspeitos ou confirmados de Covid-19.

Abaixo, confira os dados do balanço:

• Acidente de transito vitima não fatal: 105

• Atendimento a vitima de queda (própria altura, etc): 100

• Atendimento a vítima de violência física (espancamento, ferimento por arma branca, ferimento por arma de fogo): 7

• Atendimento clínico a paciente adulto: 1.129

• Atendimento clínico a paciente pediátrico: 73

• Atendimento a paciente psiquiátrico: 25

• Atendimento a pacientes gestante: 164

O balanço ainda informa que foram 1.294 atendimentos em Aquidauana e 309 em Anastácio.

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