22 de setembro de 2021
Anuncie Aqui
Queimadas

Em apenas 3 dias, Estado bate recorde de queimada dos últimos 7 anos

Aquidauana e Miranda estão na lista dos mais atingidos pelas queimadas

4 NOV 2019 - 17h10min
CGNews

Nos primeiros três dias de novembro, Mato Grosso do Sul bateu o recorde de queimada nos últimos 7 anos. Entre sexta-feira (1°) e domingo (3), foram detectados 376 focos de incêndios florestais, segundo dados Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). O balanço do primeiro fim de semana do mês desde 2011, quando foram contabilizados 439 focos de focos nos 30 dias de novembro em todo o Estado.

Atlântico Super Center - Suíno Fest (quarta_22Set)_10

O monitoramento feito pelo satélite de referência ainda aponta o aumento do número de focos de incêndio nos primeiros dias do mês. Na última sexta-feira (1°), 91 focos de fogo foram detectados, no sábado (2) o número subiu para 124 e somente neste domingo (3), foram registrados 161 focos de incêndio.

O município com mais ocorrência é Corumbá. Segundo dados do Inpe, a cidade contabilizou 186 focos, o que representa 50% das ocorrências no Estado. Na lista dos municípios mais atingidos pelas queimadas também estão Aquidauana e Miranda, com 65 e 60 focos contabilizados no início do mês, respectivamente.

O tenente-coronel Fernando de Almeida Carminati, aponta que o combate ao fogo é difícil pelas características da região. “É muito difícil o acesso e isso dificulta o combate porque as chamas ficam muito altas”, descreve. Ele ainda lembra que região não é alvo de incêndios de grandes proporções há muitos anos. “A vegetação é muito densa porque massa vegetal está acumulada”, completa.

As queimadas no Pantanal começaram no dia 27 de outubro. O fogo formou uma faixa de área queimada que chegou a 50 km. Até o último sábado (2), quando foi feito o primeiro balanço, a queimada no Pantanal já havia destruído 122 mil hectares de vegetação, entre os municípios de Aquidauana, Miranda e Corumbá. Este é o segundo incêndio de grandes proporções na região este ano e a área queimada já corresponde a cidade do Rio de Janeiro.

Combate - Em novembro, o efetivo empregado nas frentes de queimadas está concentrado na fazenda BR-PEC, a cerca de 60 quilômetros de Miranda. Somente na BR-PEC, o fogo devastou cerca de 56 mil hectares.

Na base de apoio, o combate ao fogo é feito pelo Corpo de Bombeiros, exército, PM (Polícia Militar), PF (Polícia Federal), PRF (Polícia Rodoviária Federal) e pessoal do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) e da fazenda BR-PEC, com efetivo de 142 pessoas, além de apoio aéreo.

Segundo o relatório do Corpo de Bombeiros, o avião Air Tractor dos Bombeiros do Distrito Federal chegou neste domingo (3) para compor a força-tarefa. O aparelho com capacidade para despejar até 3 mil litros de água sobre as chamas já foi usado no combate aos focos de incêndio e proteção de reservas ambientais.

Já o reforço de bombeiros e brigadistas de outros estados está sendo discutido na manhã desta segunda-feira (4) pelo Governo do Estado.

Emergência - Mato Grosso do Sul fechou outubro com 2.310 focos de incêndios florestais detectados, maior número para o mês desde 2002, quando foram registrados 2.586. Na última sexta-feira (1º), a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil reconheceu emergência por causa dos incêndios florestais em Aquidauana, Bonito, Corumbá e Miranda. Os municípios haviam entrado no decreto baixado pelo governo do Estado para declarar a situação, em setembro deste ano.

 

 

Veja também

Mais Lidas

1
Anastácio

Por luto, postos de saúde de Anastácio serão fechados às 14h

2
Aquidauana

Incêndios às margens do Rio Aquidauana formam cenários de filmes de terror

3
Policial

Polícia identifica andarilho encontrado "mumificado"

4
Aquidauana

Moniely venceu seus medos para realizar entregas noturnas

Informe Publicitário

Informe

De loja nova, Soffi Cosméticos vai dar um up na sua beleza

Previsão do Tempo

min20 max35

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Não chove.
min20 max35

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Não chove.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
1,99m
Miranda
2,01m
Paraguai
0,19m

Colunas e Blogs

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

ESCOLA PARTICULAR IRENE CICALISE

Valdemir Gomes

Entra...

Gabriel Novis Neves

MANIA NOVA

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Auto Posto

Asa Branca

Duque de Caxias, s/n Bairro Alto - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 4623
Bares/Panificadoras/Lanchonetes

Cacimba Sorveteria

R. Manoel Antônio Paes de Barros, 616 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-6272
Pizzarias

Fiorella Pizza

Duque de Caxias, 1171 - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 8172
Ver Mais
2
Entre em nosso grupo