07 de março de 2021
Anuncie Aqui
-->
Da região

Enem 2020: Aquidauanenses chegam confiantes para o segundo dia de prova

24 JAN 2021 - 12h30min
Cristiano Arruda

Está acontecendo, hoje (24), a segunda e última etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que conta com questões das áreas de Ciências da Natureza e suas tecnologias, além da tão temida Matemática.

Em Mato Grosso do Sul, cerca de 82 mil estudantes devem realizar a prova mais importante de suas vidas, que dará a oportunidade de ingressar em uma universidade federal ou particular. Em Aquidauana, os candidatos chegaram bem cedo aos locais de provas para realizarem os exames. 

O jornal o Pantaneiro conversou com alguns desses candidatos para entender como foi a preparação e como está a expectativa para este dia. 

Na Escola Estadual José Alves Ribeiros, conversamos com a Maria Silva, que optou por chegar super cedo, segundo ela, uma técnica para relaxar e se concentrar na prova, "A prova de hoje é uma das que eu acho mais importante, eu me preparei bastante pra isso, então eu cheguei cedo, vou ficar aqui sentada e tentando relaxar, para me sair super bem", afirmou a estudante. 

Ainda há aqueles alunos que já fizeram a prova antes, mas pretendem refaze-la novamente, para tentar um novo curso, como é o caso do Felipe Botelho, "estudei a vida inteira em colégio público, e vou tentar novamente o Enem para seguir em outra outra área", afirmou o candidato dizendo que quer um curso 100% presencial. Visto que o que fazia anteriormente, por conta da pandemia, não conseguiu se adaptar às aulas online. 

Em outra região da cidade, fomos até a Escola Estadual Felipe Orro, lá nos encontramos a estudante Tais, que vai realizar o exame pela primeira vez, ela queria tentar o curso de medicina, mas depois de pensar muito optou por agronomia. Este repórter a questionou, sobre como realizou os estudos durante a pandemia, ainda mais por conta das aulas online, "foi difícil, não tinha um professor para tirar dúvidas. O jeito foi pegar simulados e estudar por cima, como um complemento para a avalição, a forma que eu achei pra estudar", conta a candidata que estava aguardando para entrar e realizar a prova. 

No primeiro dia de aplicação, o exame teve uma abstenção recorde de 51,5%. Do total de 5.523.029 inscritos para a versão impressa do Enem, 2.842.332 faltaram às provas. 

O exame foi suspenso no estado do Amazonas, onde 160.548 estudantes estão inscritos para as provas; em Rolim de Moura (RO), onde há 2.863 inscritos; e, em Espigão D'Oeste (RO), com 969, devido aos impactos da pandemia nessas localidades. Esses estudantes poderão fazer as provas também na reaplicação, nos dias 23 e 24 de fevereiro. Segundo o Ministério da Educação, foram cerca de 20 ações judiciais em todo o país contrárias à realização do exame.

Os candidatos do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) que apresentarem sintomas de covid-19 ou de qualquer outra doença infectocontagiosa previstas no edital, como o sarampo, poderão pedir para fazer a reaplicação do exame.

Em caso de sintomas, o estudante deve fazer o comunicado por meio da Página do Participante, antes da aplicação do exame. As provas estão marcadas para os dias 23 e 24 de fevereiro.

 
 

Veja também

Mais Lidas

1
Policial

Mãe é detida após espancar bebê de 9 meses com pedaço de madeira

2
Policial

Homem é sequestrado na porta de casa e espancado até a chegada da PM

3
Aquidauana

Dois adolescentes em uma bicicleta foram atropelados no Jardim Aeroporto

4
Geral

Bombeiros prestam socorro à mãe que deu a luz em casa

Vídeos

Acidente entre caminhão bitrem e moto deixa feridos em Anastácio

Acidente de trânsito em Anastácio deixa motociclista em estado grave

PF cumpriu mandados em Anastácio em investigação sobre desvio de verbas

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min23 max34

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Não chove.
min23 max34

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Não chove.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
2,89m
Miranda
5,34m
Paraguai
1,51m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

O...

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

E Agora

Manoel Afonso

Amplavisão 1450 – A estranha vontade dos políticos ...

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Médicos

Luiz Roberto P. Marti - Ginecologista

Rua Manoel Antonio Paes de Barros, 1032 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-3129
Médicos

Nei Pires Borges - Ortopedista

Rua 7 de Setembro, 486 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-2062
Médicos

Jose Luiz Quelho - Ginecologista

Rua Pandiá Calógeras, 364 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-3904
Ver Mais
2
Entre em nosso grupo