Para quem quer trabalhar com designer gráfico, aprender técnicas e ter um certificado na área da comunicação visual, a cidade de Aquidauana apresenta uma grande oportunidade. Ainda há vagas remanescentes do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) no Curso Técnico em Comunicação Visual, com certificado reconhecido pelo MEC (Ministério da Educação).
O curso, inédito no município de Aquidauana, é ofertado na Escola Estadual Cejar (Coronel José Alves Ribeiro), com aulas 100% presenciais no período noturno, de segunda a sexta-feira, e entre os requisitos para a inscrição está a conclusão do Ensino Médio.
Entre as disciplinas do curso, o aluno irá cursar Computação, Arte e Projeto Gráfico, Gestão de Negócios e Empreendedorismo, Fotografia, Desenho ? Linguagem Gráfica e Criação, Marketing e Mercado e outras. Ao todo o curso tem duração de cerca de dez meses, sendo dividido em três módulos.
Duas turmas de aproximadamente 60 alunos já iniciaram as aulas no último dia 23 de setembro. As aulas são ministradas por professores graduados e habilitados na área de Comunicação Social e Marketing, Análise de Sistema, Artes, Fotografia e Língua Portuguesa.
Segundo explicou a coordenadora do curso, professora Branca Mendes de Oliveira, o aluno, ao concluir o curso técnico em Comunicação Visual, sairá habilitado para trabalhar com a programação visual de diferentes gêneros e formatos gráficos. ?Os alunos aprenderão a aplicar tipografias, produzir peças publicitárias, informativas, educacionais, anúncios para mídia impressa, peças gráficas em jornais, revistas, livros, painéis, folder, materiais impressos, editoração, outdoors, ações de merchandising, vitrines, entre outros. Esse mercado de designer gráfico é promissor e garante bons rendimentos para quem atua nessa área?, afirma Branca.
A diretora da Escola Cejar, professora Matilde de Oliveira, disse que os alunos do Técnico em Comunicação Visual tem à disposição para as aulas a sala de tecnologia com vários computadores, internet, sala de audiovisual, lousa digital, anfiteatro, além de toda a estrutura física da escola, que é referencia na região na qualidade do ensino e infraestrutura ofertada para os alunos.
A diretora-adjunta da Escola Cejar, professora Cristiane Niz, pontuou que ?o curso foi muito bem aceito junto a comunidade aquidauanense e da região, pois alunos de outros municípios, tais como Anastácio, Miranda, Dois Irmãos do Buriti e Bodoquena, têm se matriculado para cursar o técnico em Comunicação Visual?.
Matrícula
As matrículas para o Técnico em Comunicação Visual podem ser feitas junto à secretaria da Escola Cejar. No ato da inscrição o aluno deve apresentar os seguintes documentos com cópias: Certificado de conclusão do Ensino Médio; Histórico Escolar do Ensino Médio; Certidão de Nascimento ou de Casamento; comprovante de residência; Carteira de Identidade (no caso de não ter pode utilizar Carteira de Trabalho, CNH (Carteira Nacional de Habilitação), Passaporte, ou Carteira Profissional; CPF (Cadastro de Pessoa Física); 01 (uma) foto 3x4 recente; Título de eleitor e comprovante de votação (1º e 2º turnos), ou documento oficial de justificativa por não ter votado, para candidatos maiores de 18 anos; e Certificado militar, para candidatos maiores de 18 anos e do sexo masculino (original e fotocópia legível).
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (67) 3241-2226 ou direto na secretaria da Escola Cejar, na Rua José Bonifácio, 595, Bairro Alto.