18 de setembro de 2021
Anuncie Aqui
Cuidado!

ALERTA: Saiba como prevenir infestação de escorpião na sua casa

Veja o que pode ter na sua casa que atraia esse artrópode, que vem fazendo vítimas em todo Estado

22 JAN 2020 - 12h00min
Kamila Alcântara

Para quem trabalha no setor de epidemias urbanas está confirmado: estamos em alerta com relação aos escorpiões nas residências! O alerta é por estar sendo o período com maior incidência de aparecimento e, consequentemente, picadas. O Pantaneiro conversou com Waldemar Celestino, 37 anos, que trabalha na Coordenadoria de Controle de Vetores e supervisor do Setor de Educação em Saúde de Aquidauana, que pontuou possíveis causas para aparição desses animais.

Segundo Waldemar, o escorpião procura se alojar em locais onde consiga acesso a alimento, água e abrigo. “Para prevenção dos acidentes é necessário tampar os ralos das pias, tanques, banheiros, caixa de gordura, fretas das portas, além de realizar controle dos insetos que servem como alimento”, destacou. Os insetos que fazem parte da alimentação do escorpião são as baratas, grilos e aranhas.

Objetos acumulados e úmidos também são abrigos para esse artrópode, que se encaixa na classe dos aracnídeos. “É importante não deixar papelão ou outros materiais pelo quintal e dentro do imóvel, erguer os tapetes durante a noite e evitar acúmulo de água. Materiais como telhas, tijolos e madeiramento devem ser suspensos do solo e afastados da parede”. Afaste camas e cobertores das paredes também.

O que fazer quando alguém é picado por um escorpião? Waldemar explica que a vítima precisa “procurar uma unidade de saúde imediatamente e, se possível, levar o escorpião para a espécie ser identificada”. A gravidade do quadro clínico depende principalmente da espécie e de fatores como: idade, imunidade e doenças que possam agravar ainda mais a situação da vítima. 

É importante destacar que se o escorpião for encontrado na sua casa, mesmo que não tenha picado uma pessoa, ele deve ser capturado e encaminhado para o Controle de Vetores para a identificação da espécie. “Essa ação é de extrema importância para levantamento de quais espécies estão ocorrendo em nossa região. Também iremos instruir como o cidadão deve proceder para o controle desses artrópodes”, concluiu Waldemar. 

O Centro de Controle de Vetores fica na Rua Aniceto Rondon, 595 - Vila Cidade Nova e o telefone para contato é (67) 3241-6523. 

No último sábado (18), de acordo com informações do Jornal Midiamax, uma meninas de apenas 4 anos precisou ser internada no Hospital Regional da Capital, em estado grave, após ser picado por um escorpião na cidade em que mora, em Brasilândia. 

Drogaria Aquidauana - Aniversário de 8 anos - Bonificação_02

 

Veja também

Mais Lidas

1
Aquidauana

Acidente na MS-450 mobiliza socorristas do Corpo de Bombeiros de Aquidauana

2
Aquidauana

Mesmo com o fim repentino do pai, Ronny se apega à beleza da história do seu melhor "herói" amigo

3
Policial

PMA prende três caçadores e apreende armas e animais abatidos

4
Policial

Idoso é flagrado com 45 pescados ilegais na BR-262

Informe Publicitário

Informe

De loja nova, Soffi Cosméticos vai dar um up na sua beleza

Previsão do Tempo

min24 max41

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Não chove.
min24 max41

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Não chove.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
1,99m
Miranda
2,01m
Paraguai
0,19m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Na...

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

MUDANÇAS: APLIQUES DO DESTINO!

Gabriel Novis Neves

MANIA NOVA

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Advocacia

Mário Nelson Lima Paiva

XV de Agosto, 1639 Alto - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-2571 / Res
Hotéis

Hotel Santa Isabel

Rua Manoel Aureliano da Costa, 674 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-3214/Fax
Supermercados

Mercado e Açougue Vale Verde

Antonio João esquina com Rua dos Ferroviários, - 79200-000 Aquidauana/MS (67)
Ver Mais
Supermercado Seriema - 18 de Setembro - 01
2
Entre em nosso grupo