X
Cuidado!

ALERTA: Saiba como prevenir infestação de escorpião na sua casa

Veja o que pode ter na sua casa que atraia esse artrópode, que vem fazendo vítimas em todo Estado

Gustavo Moreno/CB/D.A Press

Para quem trabalha no setor de epidemias urbanas está confirmado: estamos em alerta com relação aos escorpiões nas residências! O alerta é por estar sendo o período com maior incidência de aparecimento e, consequentemente, picadas. O Pantaneiro conversou com Waldemar Celestino, 37 anos, que trabalha na Coordenadoria de Controle de Vetores e supervisor do Setor de Educação em Saúde de Aquidauana, que pontuou possíveis causas para aparição desses animais.

Segundo Waldemar, o escorpião procura se alojar em locais onde consiga acesso a alimento, água e abrigo. “Para prevenção dos acidentes é necessário tampar os ralos das pias, tanques, banheiros, caixa de gordura, fretas das portas, além de realizar controle dos insetos que servem como alimento”, destacou. Os insetos que fazem parte da alimentação do escorpião são as baratas, grilos e aranhas.

Objetos acumulados e úmidos também são abrigos para esse artrópode, que se encaixa na classe dos aracnídeos. “É importante não deixar papelão ou outros materiais pelo quintal e dentro do imóvel, erguer os tapetes durante a noite e evitar acúmulo de água. Materiais como telhas, tijolos e madeiramento devem ser suspensos do solo e afastados da parede”. Afaste camas e cobertores das paredes também.

O que fazer quando alguém é picado por um escorpião? Waldemar explica que a vítima precisa “procurar uma unidade de saúde imediatamente e, se possível, levar o escorpião para a espécie ser identificada”. A gravidade do quadro clínico depende principalmente da espécie e de fatores como: idade, imunidade e doenças que possam agravar ainda mais a situação da vítima.

É importante destacar que se o escorpião for encontrado na sua casa, mesmo que não tenha picado uma pessoa, ele deve ser capturado e encaminhado para o Controle de Vetores para a identificação da espécie. “Essa ação é de extrema importância para levantamento de quais espécies estão ocorrendo em nossa região. Também iremos instruir como o cidadão deve proceder para o controle desses artrópodes”, concluiu Waldemar.

O Centro de Controle de Vetores fica na Rua Aniceto Rondon, 595 - Vila Cidade Nova e o telefone para contato é (67) 3241-6523.

No último sábado (18), de acordo com informações do Jornal Midiamax, uma meninas de apenas 4 anos precisou ser internada no Hospital Regional da Capital, em estado grave, após ser picado por um escorpião na cidade em que mora, em Brasilândia.

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Segurança

PMA de MS recebe R$ 5 milhões em investimentos no aniversário de 37 anos

Guarnição recebeu 10 viaturas policiais e 10 embarcações adquiridas com recursos próprios

Polícia

Após 16 dias, carro de motorista de aplicativo sequestrado em Corumbá é devolvido

Veículo estava no Pátio da Diprove, na Bolívia

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2024 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo