14 de junho de 2021
Anuncie Aqui
-->
Celebração

Essencial na vida profissional de muitos jovens, IFMS Aquidauana completa 10 anos

28 JAN 2021 - 16h00min
Kamila Alcântara

Nesta quinta-feira (28) o IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) em Aquidauana está completando 10 anos de inauguração. Em todos esses anos, o Instituto foi peça essencial para o futuro profissional de muitos jovens do município e outras cidades, além de fomentar a economia local.

O Pantaneiro conversou com a diretora-geral Hilda Ribeiro Romero, que está no cargo desde 2016. Ela fala que o corpo docente da IFMS está sempre buscando melhorar e evoluir cada vez mais, dando muito importância à profissionalização de todos os jovens que buscam esse crescimento.

“Nesses 10 anos, capacitamos mais de dois mil estudantes, entre os cursos técnicos, graduação, qualificações e atividades de extensão. O Campus Aquidauana consolidou-se como uma Instituição de referência na educação profissional. Atendemos os municípios de Aquidauana, Anastácio, Miranda, Bodoquena e Dois Irmãos do Buriti, com a abrangência nas aldeias e nos distritos”, destaca Hilda.

Campanha Drogaria Aquidauana Institucional - 12



A diretora-geral continua destacando que a Instituição tornou-se um local de oportunidades à comunidade, com uma oferta de ensino público gratuito e de excelência. “Para os nossos jovens abre-se um grande leque de possibilidades em desenvolver pesquisas, extensão, teatro, dança, coro e aperfeiçoamento para o mundo do trabalho”, compartilha.

Já para a economia municipal, a implantação do IFMS também foi imensamente positiva, pois influencia diretamente com a contratação de trabalhadores terceirizados, aquisição de parte da alimenta escolar por meio da agricultura familiar, o pagamento de bolsas do fomento à pesquisa e auxílios aos estudantes. Mesmo com todas essas conquistas, ainda há desafios a serem enfrentados. 

“Para os próximos anos os desafios são imensos, mas com trabalho em equipe vamos superá-los. Na estrutura física trabalharemos para finalizar as adequações dos laboratórios, construção do refeitório e do auditório. São os grandes anseios da nossa comunidade escolar. Pretendemos ampliar as ofertas de cursos em EaD nos nossos polos de abrangência, diminuir a evasão, aumentar a permanência e o êxito dos nossos estudantes e qualificar os nossos servidores”, pontua Hilda.

Como experiência profissional e pessoal, Hilda compartilha com O Pantaneiro que fazer parte e até ser responsável pelo futuro de tantos jovens é algo gratificante, pois cada colaborador do Instituto, com a ajuda dos familiares, conseguem juntos qualificar uma pessoa e dar uma perspectiva de futuro.

Entrega da premiação do Fetran pela apresentação do grupo do teatro em Brasília em 2019.


“O êxtase desse momento é quando assino um diploma de conclusão de curso de um estudante. Esse momento é único, agradeço cada profissional que contribui com a sua formação, a dedicação da sua família e principalmente o seu esforço em vencer esse desafio. Agradeço imensamente à cada servidor administrativo, professor, colaborador, empresa e instituições parceiras por nos auxiliarem no cumprimento da nossa missão institucional em formar profissionais humanistas e inovadores, com vistas a induzir o desenvolvimento econômico e social local, regional e nacional”, conclui.

Cursos

Atualmente o Campus do IFMS em Aquidauana está com as ofertas de cursos técnicos presenciais integrados em Edificações e Informática,  técnicos subsequente em edificações e administração e Proeja técnico em administração, nos eixos de Infraestrutura, Gestão e Negócios e Comunicação e Informação. Além das ofertas em EaD de cursos técnicos de nível médio e cursos de formação inicial e continuados (FIC).

Também há três cursos de graduação: Tecnólogos em Redes, Sistemas para Internet e Bacharelado e Engenharia Civil, e a pós-graduação lato sensu em docência, uma formação específica sobre a Educação Profissional, Científica e Tecnológica (EPCT) para o exercício da profissão de professor. Totalizando mais de 10 cursos, sempre buscando a melhor qualificação dos nossos estudantes.

 

Veja também

Mais Lidas

1
Aquidauana

Morre Clodoaldo Rodrigues Lima, vítima de Covid-19

2
Geral

Morre de Covid-19, o servidor da prefeitura, Nivaldo Gabriel Rosa, o Torrão 

3
Geral

Aposta de Mato Grosso do Sul acerta a quina e ganha R$ 130 mil

4
Saúde

Com 43 municípios em risco extremo, hoje começa a valer nova classificação do Prosseguir

Informe Publicitário

Informe

Selenita Semijoias tem o presente perfeito e sorteio de Dia dos Namorados

Previsão do Tempo

min16 max30

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Não chove.
min16 max30

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Não chove.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
2,05m
Miranda
1,88m
Paraguai
1,49m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Em...

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

PARTE XIII: AUTOESTIMA FEMININA: FORTIFICÁ-LA!

Rosildo Barcellos

A Retomada de Corumbá

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Escolas Municipais

Escola Municipal Erso Gomes

, - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 5045
Médicos

Ademir Bossay Candia - Pediatria

Rua 7 de Setembro, 486 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-2894
Clubes

GRESSA

Quintino Bocaiúva, s/n Bairro Guanandy - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 4142
Ver Mais
2
Entre em nosso grupo