X

Quatro estudantes do campus do IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) de Aquidauana são responsáveis por projetos aprovados para 35ª Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia, a Mostratec Virtu@al, que começou nesta quarta-feira (9).

Conforme reportou o Jornal Midiamax, dos 237 trabalhos apresentados na Mostra, quatorze são do Mato Grosso do Sul, dois deles de Aquidauana, que são: “pHreader: Um aplicativo para auxiliar na determinação do valor de pH utilizando Redes Neurais Artificiais” e “Lendas e contos indígenas: desenvolvimento de livro digital para valorização da língua e da cultura terena”.

Os estudantes responsáveis pelos projetos se chamam Jeferson Santos Mota e Adrian Antunis Pereira do Rosário, Otavio Faria Ramires e Jaaziel Francelino. O Pantaneiro conversou com Jeferson, de 18 anos, morador do Bairro Cristo Rei em Anastácio, que faz parte do projeto “pHreader”.

Esse projeto é bem técnico, mas Jeferson garante que surgiu com objetivo de resolver um problema que enfrentavam em sala de aula, mas está presente no cotidiano de muitas pessoas.

“O problema em questão é a dificuldade de determinar, em alguns momentos, o valor de pH de uma substância em análise, impregnada em uma fita universal. Isso ocorre pelo fato do olho humano nem sempre ser capaz de diferenciar as cores mostradas na fita, o que pode ocasionar com que uma substância que tenha o valor de pH igual a 0 tenha o valor identificado como 1”, explica o estudante.

Com a ajuda do orientador Leandro Magalhães, através da estrutura fornecida pelo IFMS, Jeferson e o parceiro de projeto Adrian Antunis, conseguiram desenvolver o projeto utilizando tecnologias empregadas e reconhecidas no mercado. “Para resolver tal problema desenvolvemos um aplicativo capaz de determinar o valor de pH da substância a partir da fotografia da fita universal que foi impregnada na substância”, destaca.

Ele já havia participado de outros eventos cientificados, mas esse será vivido de uma forma mais intensa e especial. “A sensação é de uma excelente conclusão para esses quase 4 anos no IFMS. Cada evento que participo tento tirar o máximo possível de aprendizado. Dessa vez isso será intensificado, logo que, poderemos conhecer outros projetos, enquanto nossa apresentação fica disponibilizada. Isso elimina o comum de ficarmos em um estande físico aguardando os avaliadores”, conclui o jovem.



A Mostratec, realizada pela Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, de Novo Hamburgo/RS, é a maior do gênero na América Latina e nesta edição reúne 237 trabalhos de estudantes de 18 estados brasileiros e projetos de 12 países voltados para as áreas científicas e tecnológicas. Os jovens pesquisadores abordam os temas que mais impactam as suas comunidades e buscam encontrar soluções inovadoras por meio da pesquisa. Acesse pelo link www.mostratec.com.br.

Matéria com informações do Jornal Midiamax*

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Meio Ambiente

Decreto de emergência em MS garante celeridade na resposta aos incêndios florestais

Pantanal vive nova tragédia ambiental

Segurança

INSS confirma exposição de dados de até 40 milhões de segurados

Cadastro de aposentados e pensionistas teve segurança reforçada

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2024 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo