27 de setembro de 2021
Anuncie Aqui
UFMS

Estudo avalia a relação entre condições climáticas e erosões em Aquidauana

16 JUL 2020 - 11h08min
Assessoria

Meio ambiente. Pesquisadores do Campus de Aquidauana da UFMS têm se esforçado para entender a relação entre as condições climáticas e os processos erosivos que atingem a região de Aquidauana (MS).

Oral Sin - Independência - Setembro_21 - 02

Com o título “Monitoramento de processos erosivos em voçoroca na bacia do Córrego João Dias, localizada na área rural do município de Aquidauana – MS”, a pesquisa está em andamento desde outubro de 2018 e já produziu bons resultados.

O estudo, em aspectos gerais, busca monitorar o processo de evolução da voçoroca (fenômeno geológico que consiste na formação de grandes buracos de erosão, causados pela chuva e outras condições climáticas) e propor medidas de controle do processo de erosão (desgaste da superfície terrestre pela ação mecânica e química da água corrente, das condições climáticas ou de outros agentes geológicos).

O intuito dos pesquisadores, ao final do projeto, é de recuperar o ambiente degradado e estimular sua restauração com um uso racional, de acordo com a fragilidade do ambiente ocupado pelo homem. O coordenador do projeto, professor Vicente Rocha Silva, relata como a equipe de pesquisadores tem conduzido o estudo. “Além do levantamento bibliográfico adequado, também já realizamos os levantamentos planimétrico da área de estudo (projeção dos contornos e pontos medidos do terreno, representados sobre um plano básico horizontal) e altimétrico da voçoroca (registro do grau de declividade do terreno)”, disse o professor.

Conforme o pesquisador, o trabalho da equipe tem sido constante para monitorar as erosões da área estudada, no município de Aquidauana (MS). “Instalamos  as estacas ao redor da voçoroca e monitoramos mensalmente, em trabalhos de campo, o avanço da área da voçoroca, registrando tudo com fotos para posterior análise”, conta o pesquisador.

A área de pesquisa estudada é o entorno do Córrego João Dias, em uma propriedade rural de Aquidauana. Vicente nos conta como a equipe tem realizado os procedimentos. “A obtenção da medição das estacas permitirá relacionar as erosões com o período das chuvas, as propriedades do solo, a cobertura vegetal (cerrado) e o uso da terra. Serão instaladas no mínimo dez estacas de madeira ao redor da voçoroca. As estacas numeradas terão dimensões específicas: 40 cm de altura; 2,0 cm de espessura e 5,0 cm de largura”, explica o docente.

Durante o estudo, os pesquisadores farão avaliações e intervenções na área estudada. O professor Vicente nos contou como isso será feito. “Serão experimentadas formas de controle à erosão dentro da voçoroca, através de procedimentos e técnicas de contenção, com materiais alternativos, como, por exemplo, a utilização de barreira com bambu no interior da voçoroca, bem como com outros materiais disponíveis, que servirão de barreira ao avanço da feição erosiva”, disse o pesquisador.

Por fim, a equipe de pesquisadores também orientará o proprietário rural, visando à recuperação ambiental da região atingida. “Também serão conduzidas propostas ao proprietário rural, com ações que visam cessar e/ou atenuar a erosão, em conjunto com medidas em torno da voçoroca, objetivando a recuperação ambiental da propriedade e o uso racional da terra, de acordo com as limitações e as potencialidades do ambiente ocupado pelo homem”, finaliza o professor.

O projeto de pesquisa é coordenado pelo professor Vicente Rocha Silva (Doutor UFMS/CPAQ) e conta com a participação dos professores Jaime Ferreira da Silva (Doutor UFMS/CPAQ), Nelson Marisco (Doutor UFMS/CPAQ), Valter Guimarães (Doutor UFMS/CPAQ), Vitor Matheus Bacani (Doutor UFMS) e Felipe  Navarro (Mestre UFMS/CPAQ).

 

Veja também

Mais Lidas

1
Entretenimento

Mais lida da semana: pescador flagra sucuri gigante no Rio Aquidauana

2
Policial

Após denúncia, crianças que comiam fezes e vômito de cachorro são encontradas

3
Geral

Semana começa com previsão de chuvas e trovoadas

4
Policial

Policiais civis encontram automóvel roubado escondido em aldeia

Informe Publicitário

Informe

Restaurante Pira passa por reforma e já volta no dia 1º

Previsão do Tempo

min23 max36

Aquidauana

Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
min23 max36

Anastácio

Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
1,99m
Miranda
2,01m
Paraguai
0,19m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Aos...

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

AI de ti, AQUIDAUANA!

Gabriel Novis Neves

MANIA NOVA

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Escolas Estaduais

Escola Estadual Candido Mariano

Rua Candido Mariano, s/n - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 3472
Moto Táxi

Moto Táxi Cidade

Rua Estevão Alves Corrêa, 482 Centro - Ponto de ref.: Frente à Drogaria Brasil - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-1904
Pousadas

Pousada Carandá

Estrada da Margem Esquerda, - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 321-5406 / 321- http://www.baraua.com.br/pousada_caranda.htm
Ver Mais
2
Entre em nosso grupo