27 de outubro de 2020
Anuncie Aqui
-->
Polícia

Família instala outdoor e pede justiça em caso de PMA morto por colega em Aquidauana

Jurandir Miranda foi morto a tiros em 2019

21 SET 2020 - 16h45min
Redação

A família de Jurandir Miranda instalou dois outdoors em Aquidauana para lembrar do caso do cabo da PMA (Polícia Militar Ambiental) morto por um colega da Polícia Militar no ano passado. Jurandir foi morto a tiros pelo PM Izaque Leon durante um desentendimento em uma lanchonete na Vila Santa Terezinha. O acusado pelo crime foi absolvido no início do mês.

O julgamento na Justiça Militar é feito pelos Conselhos de Justiça, formados por quatro oficiais e pelo juiz federal. Porém, segundo a família, no dia do julgamento, três oficiais votaram pela absolvição, com a justificativa de que Izaque teria agido em legítima defesa. 

“É um sentimento de injustiça, pois de onde esperávamos justiça veio injustiça. Neste julgamento, a Justiça Militar perdeu a oportunidade de ganhar a credibilidade perante a sociedade”, diz o filho da vítima, Arthur Viegas Miranda.

Familiares tiveram acesso a um vídeo de câmeras de segurança que mostra o momento do crime. Nas imagens, tudo é muito rápido. Jurandir chega à lanchonete e antes mesmo de descer da moto é atingido pelos tiros. Depois de atirar, o autor sai de perto da vítima por alguns segundos, mas depois volta, dá chutes em Jurandir, que está caído no chão, e atira novamente. Em seguida, ele foge.

“E o que é mais revoltante tanto para a família quanto para a sociedade é que a Justiça Militar concluiu que é legítima defesa. Qualquer pessoa, por mais leiga que seja, poderá observar [no vídeo] que é um absurdo essa afirmação. Será que a Justiça Militar na hora do júri não estava com os olhos tapados?”, questiona o filho.

Segundo a família, os outdoors foram instalados em dois pontos da cidade: na rua Bichara Salamene com a rua dos Ferroviários e outro antes da Ponte Nova. “Os tiros que acertaram atingiram o coração dos filhos, netos, irmãos e amigos”, diz a placa.

Há poucos dias, a Justiça Militar acatou a tese da defesa e absolveu o policial militar Izaque pela morte do policial militar ambiental Jurandir Miranda. A Justiça entendeu que ele agiu em legítima defesa.

O crime

O soldado matou o colega em lanchonete na Rua Campo Grande, no Bairro Ovídio Campos. Ele teria assassinado o policial por ciúmes de sua ex-mulher, que era atual namorada de Jurandir. Segundo relatos de testemunhas à polícia, os dois já haviam discutido por diversas vezes e trocado ameaças. Ambos chegaram a sofrer punições militares por causa da rixa.

Conforme o boletim de ocorrência da Polícia Civil, Izaque estava sentado em frente à sua lanchonete, conhecida como Fênix, quando Jurandir se aproximou pilotando a motocicleta Yamaha/XTZ 125 branca, fez uma conversão na via e estacionou em frente ao estabelecimento.

Izaque, então, se levantou da cadeira, sacou a pistola .40 e disparou contra a vítima que ainda estava em cima da moto. Após ser atingido, Jurandir caiu na rua. Mesmo assim, Izaque continuou atirando e, na sequência ainda tentou enforcar o colega, mas foi impedido por um PM que passava pelo local.

Izaque conseguiu escapar e fugir. A vítima foi socorrida, mas morreu pouco depois de dar entrada na unidade de saúde.
 

 

Veja também

Mais Lidas

1
Aquidauana

Luto: Morre Igor Paulino, estudante do IFMS de Aquidauana

2
Anastácio

Igor Paulino é velado na tarde desta segunda-feira em Anastácio

3
Policial

Homem vê ex com novo namorado e ameaça matar os dois em Aquidauana

4
Policial

Motociclistas arrastam pneus na frente de PM e são presos na Pantaneta

Vídeos

Incêndio de grandes proporções consumiu atacadista, em Campo Grande

Em mais um acidente na MS-450, bombeiros resgatam vítima das ferragens

Onça-parda é flagrada 'passeando' por bairro e assusta moradores

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min22 max32

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Chove rápido durante o dia e à noite.
min22 max32

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Chove rápido durante o dia e à noite.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
2,05m
Miranda
1,84m
Paraguai
(-) 32

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Cai...

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

"UMA IMAGEM DE PRAZER"

Mariana Thomé

Saúde e segurança do empregado na pandemia: quais med...

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Médicos

Viviane A. N. Contente - Nefrologista

Manoel Antonio Paes de Barros, 844 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-8816
Pousadas

Pousada Baia das Pedras

, - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3356 1500 / 998 www.baiadaspedras.com.br
Bicicletas e Peças

Ciclo Capital

Rua Estevão Alves Corrêa, 971 Alto - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-4538
Ver Mais
Fale com a redação