24 de setembro de 2021
Anuncie Aqui
Aquidauana

Famílias diversificam produção para melhorar renda em Aquidauana

8 JUL 2020 - 10h08min
Agecom

A equipe técnica da Secretaria Municipal de Produção (SEMP) esteve vistoriando os serviços de preparação da terra e plantio nas áreas de produção da agricultura familiar na Aldeia Limão Verde.

Central Pax_10

A Prefeitura de Aquidauana por meio da Secretaria Municipal de Produção atende mensal e diretamente mais de 50 famílias na Aldeia Limão Verde. Além dessa aldeia, a Prefeitura de Aquidauana tem auxiliado em todas as aldeias produtoras com apoio técnico da SEMP e com as patrulhas mecanizadas.

"Durante o dia de ontem, 07, estivemos visitando as áreas gradeadas, conversando com os agricultores familiares e o resultado das produções estão muitos satisfatórios. Agradecemos o apoio da Administração Municipal e autonomia dada a SEMP para poder atuar diretamente junto às aldeias na agricultura familiar, com conhecimento técnico e maquinários", afirmou a secretária Naiara Nogueira Arguelo.

Conforme levantamento feito pela SEMP, as famílias agricultoras do Limão Verde estão realizando plantio de diversas culturas, dentre elas: feijão miúdo, maxixe, abóbora, moranga, milho, limão-taiti, limão-rosa, banana e melão caipira.

Na avaliação da secretária Naiara Nogueira, para a Administração Municipal o investimento e apoio disponibilizado à agricultura familiar possibilita a diversificação de culturas e isso é muito positivo.

"Essa diversificação no plantio significa que os pequenos produtores estão incentivados em investir na produção de novos alimentos, visando ter mais alimentos na aldeia e também comercializarem, para aumentar a renda das famílias. Tudo isso nos chamou a atenção, principalmente pela quantidade plantada na comunidade. Estão em um ritmo muito bom de trabalho e de produção", completou a secretária Naiara.

No mês de Agosto, a comunidade do Limão Verde iniciará o plantio de melancia. Atualmente, a mandioca é a cultura com maior índice de plantio da região, estima-se cerca de 200 hectares de mandioca. As plantações estão divididas em diversas fases: plantio, crescimento e colheita. Essa divisão e planejamento de plantio e áreas, tem garantido às famílias indígenas produtoras uma rentabilidade mais equilibrada durante todo o ano, ou seja, todos os meses eles tem algum tipo de alimento para colher e comercializar.

"Ver na prática e in loco que o apoio da Prefeitura de Aquidauana tem ajudo as famílias a produzir e garantir sua subsistência e renda é satisfatório", afirmou a secretária Naiara.

 

Veja também

Mais Lidas

1
Turismo

De tanto flagrar sucuri no rio, nem a de tamanho gigante assusta Rodrigo

2
Anastácio

Vítima de doença rara, aquidauanense morre após diagnósticos errados

3
Policial

Em boca de fumo, irmãos são esfaqueados e um deles morre em hospital

4
Charges

Luto

Informe Publicitário

Alerta Procon

Na internet, empresa falsa vende produtos de saúde que nem existem

Previsão do Tempo

min22 max37

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Não chove.
min22 max37

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Não chove.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
1,99m
Miranda
2,01m
Paraguai
0,19m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Num...

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

ESCOLA PARTICULAR IRENE CICALISE

Gabriel Novis Neves

MANIA NOVA

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Telefones Úteis

IAGRO

, - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 3604
Escolas de Línguas

Escola Inglês e Espanhol - PBF

Rua 15 de Agosto, 114 - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 4633
Pousadas

Fazenda Santa Cruz

Acesso por Taunay, - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3686-1016 / 324 www.fazendasantacruz.tur.br
Ver Mais
2
Entre em nosso grupo