A FCMS (Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul), por meio da Assessoria de Projetos, realiza, nesta sexta-feira (12), visita técnica de acompanhamento e fiscalização dos Pontos de Cultura integrantes da Rede Estadual de Pontos de Cultura de MS em Aquidauana e Anastácio. Amina, Sapicuá Pantaneiro e Músicas Sem Fronteiras serão os Pontos que serão visitados.
A valorização da cultura popular pantaneira, promoção do desenvolvimento sustentável e a geração de renda para a comunidade aquidauanense são os objetivos do Ponto de Cultura Sapicuá Pantaneiro. Em busca de fortalecer e proporcionar renda aos artesãos, desenvolve um núcleo de produção artesanal de lã de carneiro, faixa paraguaia e couro, resgatando e aprimorando as práticas artesanais que compõem o repertório de saberes de homens e mulheres do Pantanal. Como ação complementar, que visa contribuir para a valorização integral da comunidade local, o projeto pretende proporcionar acesso à cultura audiovisual e literária, por meio da oferta de curso de vídeo e criação/disponibilização de acervo bibliográfico e de filmes.
O Ponto de Cultura Amina, coordenado pela Associação de Mulheres Independentes na Ativa de Aquidauana, tem por finalidade capacitar associadas e mulheres da comunidade na confecção de produtos artesanais regionais, para torná-los fonte de renda para a comunidade. O ponto oferece cursos de pintura em tecido, crochê, trabalhos em argila, produtos ornamentais em madeira, chifre de boi, adereços feitos de coco-da-baía, couro bovino e osso, bordado em chinelo, trabalhos com garrafas descartáveis, bordados, corte e costura e biojoias.
Já o Ponto de Cultura Música sem Fronteiras fomenta o ensino da música instrumental por meio de uma Banda de Música, segmento de extrema tradição cultural no município de Anastácio. Contribui para a formação cultural de alunos portadores de necessidades especiais através de um processo de arte-transformação, promovendo a inclusão e interação com os alunos não-portadores de deficiência da rede pública de ensino. O Ponto é coordenado pela Apae (Associação de Pais e Alunos dos Excepcionais) e integra atividades de música e dança, oferece oficinas de percussão e sopro, coreografia e cultura digital para crianças, adolescentes e jovens entre oito e 18 anos, em situação de vulnerabilidade social. Estendendo as ações ao núcleo familiar, também oferece oficinas de artesanato para mães de alunos frequentadores da entidade.
Segundo a gestora da Rede Estadual de Pontos de Cultura de MS, Adriane Cação, as visitas têm como objetivo acompanhar e orientar sobre o desenvolvimento dos projetos, para visar a melhor execução e a aplicação dos recursos públicos disponibilizados.
Ação prioritária do Programa Cultura Viva, o Ponto de Cultura é desenvolvido por meio de convênio entre Fundação de Cultura do Governo do Estado e Ministério da Cultura.
Seminário
Também nesta sexta-feira, o Ponto de Cultura Sapicuá Pantaneiro realiza a
segunda edição do Seminário Cultura para o Desenvolvimento do Pantanal. O evento conta com o apoio da FCMS. As atividades acontecem das 07h às 15h30, na Escola Estadual Marly Russo Rodrigues, localizada no Bairro Nova Aquidauana. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no local.