Hoje com 80 anos, Sabiá e Afonso ainda vendem pequi na beira da estrada
Sabiá está de chaveu e o seu Afonso de camisa listrada. (Fotos: arquivo familiar)
A iniciativa de dois homens, que hoje estão com 80 anos, inspirou e motivou a criação da Festa do Pequi, no distrito de Camisão em Aquidauana. Há 20 anos, os amigos Sebastião da Silva, o Sabiá, e Afonso sustentaram suas famílias colhendo pequi na serra do Morro do Paxixi, tratam e vendem na BR-262, em frente ao Rancho Pantaneiro.
Quem conta essa história é o organizador do evento, Cleomir Cristaldo. “Todos da região conhecem os dois. Eles começaram todo esse trabalho a pé, e foram crescendo. Hoje já possuem mais condições, mas todos os dias estão na beira da estrada vendendo pequi”, conta.
Com o apoio da Prefeitura de Aquidauana, acontece neste fim de semana, a primeira Festa do Pequi. Os visitantes poderão comer os pratos tradicionais que levam o fruto do serrado, como arroz, peixe e frango.
“Também terá o licor de pequi e outras comidas tradicionais, como o arroz carreteiro, cachorro-quente e pastel”, explica Cleomir. Essa variedade é importante, pois nem todos gostam da iguaria.
Com início às 18h de sábado (11) e encerramento na noite de domingo (12), serão mais de cinco atrações musicais, além de brinquedos para as crianças. O evento acontece na Praça Central do distrito. Informações pelo (67) 99943-4123.
Judiciário
A honraria foi entregue durante o 17º Encontro Nacional do Poder Judiciário
Acidente
Vítimas foram levadas ao hospital da cidade
Voltar ao topo