25 de julho de 2021
Anuncie Aqui
Isolamento?

Grupo de ciclistas da Capital realiza evento em Aquidauana e gera indignação na população

Morador do Distrito de Camisão gravou vídeo e denunciou nas redes sociais

26 JUL 2020 - 09h10min
O Pantaneiro

Oral Sin_01

Um novo decreto está sendo aplicado em Aquidauana para tentar conter a contaminação da Covid-19, já que a cidade registra 149 casos positivos e Anastácio 36, conforme o último boletim epidemiológico divulgado neste sábado (25) pelas autoridades. Mesmo assim, em plena pandemia, um grupo de turistas formado por aproximadamente 50 ciclistas de Campo Grande, passou por distritos de Dois Irmãos do Buriti e Aquidauana para pedalar pela Estrada Parque e contemplar as belezas naturais da região. O momento de lazer do grupo, porém, causou grande revolta na população dos municípios de Aquidauana, Anastácio e também de Dois Irmãos do Buriti, já que o grupo passou também pelo Distrito de Palmeiras, antes de chegar a Aquidauana. 

Alguns estabelecimentos dos distritos se recusaram a atender o grupo em obediência aos decretos municipais e imagens da aglomeração do grupo foram compartilhadas nas redes sociais, acompanhadas de muita indignação. Um vídeo gravado por um morador de Camisão rapidamente se espalhou entre os moradores. Importante ressaltar que entre as principais recomendações das autoridades e profissionais de saúde neste momento de pandemia é o isolamento social, totalmente descumprido com a realização de um encontro desta natureza. Ademais, percebe-se pela imagem do vídeo a falta do uso de máscaras e o do distanciamento de pelo menos 1,5 metros de distância entre as pessoas.

Em sua página do Facebook, o presidente da Associação dos Moradores do Distrito de Camisão denunciou a aglomeração causada pelos ciclistas e pediu "socorro" às autoridades. "Estão vindo de Campo Grande, São Paulo, Rio de Janeiro e outras cidades na onde o índice do vírus Covid-19 está em alta, chegando em vários grupos. Estou pedindo encarecidamente junto com minha comunidade, fazer esse apelo de socorro às autoridades públicas pra fiscalizar e tomar as devidas providências cabíveis no Distrito de Camisão".

A fila de veículos transportando bicicletas que se formou na Barreira Sanitária em Camisão mostra a quantidade de pessoas participaram. (Foto: Whatsapp O Pantaneiro)

Após não serem atendidos para conseguirem almoçar nos distritos, o grupo seguiu viagem até Aquidauana e por lá conseguiram o atendimento. Uma imagem das bicicletas aglomeradas em frente ao estabelecimento comercial também foi divulgada trazendo mais revolta na população que por ali passou.

Na Capital está sendo aplicado lockdown da noite de sexta até a manhã de segunda, por conta do alto número de casos positivos da Covid-19 por lá. Aquidauana e Anastácio já estão com início de colapso no sistema de saúde, por falta de leitos e equipamentos, em que a possibilidade de maior rigidez nas medidas de contenção não é destacada.

Além da obrigatoriedade do uso de máscaras, conforme O Pantaneiro divulgou neste sábado (25), está sendo aconselhado que os alimentos sejam entregues nas casas, na modalidade delivery. Em caso de necessidade de ir ao restaurante, que sejam até duas pessoas da mesma família ou grupo para não apresentar riscos.

As fiscalizações continuam, sendo que o estabelecimento comercial que descumprir o decreto, terá o Alvará de Funcionamento suspenso pelo prazo de 15 dias. Caso seja reincidente, a suspensão é de 30 dias.

A partir de segunda-feira, fica proibido o consumo presencial de bebidas alcoólicas em locais públicos como bares ou conveniências, durante as 24 horas do dia.

Denúncias de descumprimento das medidas, assim como dúvidas sobre sintomas da Covid-19, exames, monitoramentos de casos suspeitos e confirmados, deverão ser feitas pelos telefones: Denúncias: (067) 99227-8795; dúvidas: (067) 99225-1296 (somente por mensagens de texto e whatsapp, no horário das 07:00 horas às 17:00 horas).

 

Veja também

Mais Lidas

1
Política

Manifestantes pedem "Fora Bolsonaro" em Aquidauana

2
Geral

Prefeitura de MS abre seleção para psicólogos e pedagogos com salários de até R$ 3,9 mil

3
Policial

Polícia prende jovem por roubo a posto de combustível

4
Policial

Febre em MS, grupos de venda por Whatsapp estão 'recheados' de produtos roubados

Informe Publicitário

Informe

Concorra R$ 5 mil em prêmios no Atlântico Supermercados!

Previsão do Tempo

min19 max37

Aquidauana

Sol o dia todo sem nuvens no céu. Noite de tempo aberto ainda sem nuvens.
min19 max37

Anastácio

Sol o dia todo sem nuvens no céu. Noite de tempo aberto ainda sem nuvens.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
1,94m
Miranda
1,77m
Paraguai
1,17m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Aqui...

Rosildo Barcellos

Aruanã Etô – É o lugar das máscaras !

Gabriel Novis Neves

A GRATIDÃO TAMBÉM É VIRTUDE ETERNA

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Médicos

Jose Luiz Quelho - Ginecologista

Rua Pandiá Calógeras, 364 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-3904
Associações e Sindicatos

AABB - Associação Atlética Banco do Brasil

Rua João Dias Feitosa, 1661 Bairro da Serraria - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 3051/99911
Camping

Pousada Itajú - Estrada da Margem Esquerda

, - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 9986-1334 www.pousadaitaju.com.br
Ver Mais
2
Entre em nosso grupo