22 de abril de 2021
Anuncie Aqui
-->
Aquidauana

IFMS destina quase dois mil protetores faciais para aldeias

Iniciativa beneficiará indígenas e profissionais de saúde em vários municípios do estado, prevenindo a disseminação da Covid-19

20 MAI 2020 - 09h31min
Assessoria

Como parte das ações de combate ao novo coronavírus, o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) já efetuou a entrega de 1.850 protetores faciais nas aldeias indígenas do estado.

Campanha Supermercado Atlântico_Quinta 11

O equipamento de proteção individual visa aumentar a segurança dos voluntários que têm atuado nas barreiras instaladas nas localidades, com o intuito de controlar o fluxo de pessoas; profissionais da saúde que atendem a população das aldeias; e grupos prioritários dentro das comunidades. Em Mato Grosso do Sul, já há registros de casos de Covid-19 em indígenas.

O Campus Dourados realizou na sexta-feira, 15, a entrega de 500 protetores faciais na Unidade de Atenção à Saúde Indígena – Polo Base. Os equipamentos atenderão profissionais e moradores da Reserva Indígena, que reúne os povos Guarani e Terena, com uma população de 15 mil pessoas. 

“A entrega materializa o compromisso social do IFMS, principalmente porque já foram registrados casos na aldeia Bororó. O material chegará no momento oportuno e contribuirá para que a equipe de saúde que atende a comunidade indígena esteja preparada para esta luta”, comenta o diretor-geral do Campus Dourados, Carlos Vinícius Figueiredo.  

Esta foi a terceira entrega de protetores faciais a aldeais indígenas realizada pelo IFMS desde que se iniciaram as ações de combate à doença.

Aquidauana – A maior entrega, até agora, foi feita pelo Campus Aquidauana do IFMS. Na ocasião, foram entregues 1.150 protetores para profissionais da saúde e moradores das aldeias – que possuem mais de oito mil moradores dos povos Guarani e Terena – localizadas nos municípios de Anastácio, Aquidauana e Miranda.

“As comunidades precisam ter uma proteção adequada. Na entrega, também explicamos o processo de uso dos equipamentos e higienização. É uma iniciativa muito importante para a unidade porque também atende nossos estudantes que residem nas comunidades”, explica a diretora-geral do Campus Aquidauana, Hilda Romero. 

O campus efetuou ainda a distribuição de álcool 70% produzido e envasado em parceria com o Rotary Clube do município. 

Jardim – A outra entrega de equipamentos de proteção individual foi feita pelo Campus Jardim do IFMS. No total, foram destinados 200 protetores para profissionais da saúde e população indígena do município de Nioaque. A comunidade local reúne 1.500 moradores do povo Terena.

"Temos recebido vários pedidos por protetores faciais. Um deles foi feito com o objetivo de proteger a população indígena de Nioaque, que podemos atender por meio das parcerias que vêm sendo estabelecidas”, destaca a diretora-geral do Campus Jardim, Sirley Oliveira. 

As ações do IFMS já permitiram o atendimento de demandas dos hospitais e secretarias de saúde locais e do município de Guia Lopes da Laguna, além do Corpo de Bombeiros.

Parcerias – A impressão dos protetores faciais, utilizando tecnologia 3D, tem sido realizada por meio de uma série de parcerias firmadas com o Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Sindicato Rural de Campo Grande e Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul, entre outros parceiros, que permitem o recebimento de material para confecção dos equipamentos e a distribuição dos equipamentos de proteção pelo estado.

“O IFSP tem produzido suporte para protetores por injeção, por isso eles conseguem produzir em grande escala. Como a demanda era grande, eles nos ajudaram doando os suportes para os protetores. Já as placas de acetato e perfuradores vieram da doação do Sindicato Rural”, informa a diretora de Pesquisa e Inovação do IFMS, Ivilaine Delguingaro. 

Além das unidades já produzidas para as comunidades indígenas, o IFMS espera produzir mais 1.100 protetores. A demanda partiu da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), responsável por coordenar e executar políticas de saúde aos povos indígenas, além de gerir o processo de gestão do tema no Sistema Único de Saúde (SUS). 

“A Sesai fará a distribuição nas aldeias, uma vez que as mesmas estão fechadas, sendo que só os profissionais da saúde têm acesso às comunidades. Trata-se de uma iniciativa vinculada ao projeto de combate ao coronavírus do IFMS, que atende todo o estado desde março, através da impressão 3D em nossos dez campi”, enfatiza.

Ações – Nos campi Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas, o IFMS tem desenvolvido uma série de ações para enfrentamento ao novo coronavírus, junto a estudantes, servidores e comunidade.

Além do conserto de respiradores, impressão de protetores e arrecadação de alimentos, também estão em andamento ações como a produção de álcool em gel e álcool 70%, criação de aplicativo voltado ao público de risco, campanha de prevenção, produção de luvas e máscaras. 

O IFMS realiza ainda a seleção de projetos de extensão, com auxílio institucional, para o combate à Covid-19, além da oferta dos auxílios emergenciais a estudantes. 

 

Veja também

Mais Lidas

1
Geral

Onda de frio chega ao Brasil na próxima semana

2
Policial

Polícia fecha boca de fumo e prende homem de 49 anos

3
Turismo

Bonito emite nota de esclarecimento sobre turbidez da água do rio Formoso

4
Policial

Suspeito de tentar matar idoso em Bonito é preso pela Polícia Civil

Informe Publicitário

Nenhum informe cadastrado

Aguarde novas publicações

Previsão do Tempo

min19 max34

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Não chove.
min19 max34

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Não chove.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
2,49m
Miranda
2,41m
Paraguai
1,78m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

No...

Mariana Thomé

Quer ter colaboradores mais produtivos? Invista em gest...

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

ATENÇÃO! ATENÇÃO!

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Telefones Úteis

Receita Federal

Rua Luis da Costa Gomes, s/n - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 2640/1383
Médicos

Roberto Trindade - Ginecologista

Rua Duque de Caxias, 657 Bairro Alto - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-3727
Casas de Shows

Chácara Taboca

Rua Jaime Artigas, s/nº Bairro Jóquei Clube - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 9951-6888
Ver Mais
2
Entre em nosso grupo