Simulação de enchente marcou encerramento da 'Oficina de Preparação para Desastre' / Agecom
Estudantes e servidores do campus Aquidauana do IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) foram voluntários em uma simulação de desastres naturais realizada no último sábado (29). Foi a primeira ação organizada pela Secretaria Nacional de Defesa Civil para orientar a população em casos de enchentes.
De acordo com o professor do Instituto, Pablo Salomão, um grupo de 100 estudantes atuou como famílias ribeirinhas que precisavam ser retiradas do local por causa da enchente. A equipe de socorristas era formada por 20 estudantes do ensino médio integrado e do curso técnico em Segurança do Trabalho, ofertado na modalidade educação à distância. Os alunos foram escolhidos por terem participado do curso de primeiros socorros oferecido em parceira com o Corpo de Bombeiros no ano de 2011.
?Na atividade, eles tinham que adotar todos os procedimentos necessários para transportar uma senhora acamada ou um cadeirante do local em que eles se encontravam até o abrigo provisório?, exemplifica Pablo.
O IFMS foi a única instituição de ensino a participar da simulação, resultado de ações do campus como a limpeza do Rio Aquidauana e o treinamento de combate a incêndios.
?Com nossa participação na simulação, a Defesa Civil mostrou interesse em capacitar a comunidade do IFMS para atuar em casos de desastres naturais?, completa o professor.
Sobre a simulação
Coordenada por uma equipe de 93 pessoas, a
atividade encerrou a ?Oficina de Preparação para Desastre? oferecida a gestores de Aquidauana. A primeira simulação teve participação de 282 moradores e contou com apoio da Prefeitura Municipal, Polícia Militar, do Exército Brasileiro, Corpo de Bombeiros e Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).