24 de outubro de 2020
Anuncie Aqui
-->
Aquidauana

IFMS qualifica 89 mulheres de Aquidauana pelo Programa Mulheres Mil

Foram entregues certificados em dois cursos de qualificação profissional. Cerimônia aconteceu no auditório da UFMS.

21 DEZ 2013 - 09h00min
redação
O campus Aquidauana do IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) certificou 89 mulheres em dois cursos de qualificação profissional oferecidos por meio do Programa Mulheres Mil, do Governo Federal. A entrega dos 64 certificados às concluintes do curso de empreendedorismo e 25 dos certificados às formadas no curso de confecção de faixa pantaneira foi realizada nesta semana, em cerimônia no auditório do campus I da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul).
 
A coordenadora do Mulheres Mil no município, Hilda Romero, destaca a contribuição do programa na promoção da autonomia das participantes. ?A elevação do nível de escolaridade e a profissionalização dessas mulheres abrem caminhos para a independência financeira e o resgate da cidadania?, apontou.
 
A execução do programa levou em conta o perfil das estudantes de cada curso. ?Algumas mulheres de empreendedorismo trabalhavam de forma autônoma, mas sem lucros, então nas aulas foram tratados temas como planejamento financeiro e gerenciamento de renda. Já em faixa pantaneira, a maioria sabia trabalhar com artesanato e crochê. O curso certificou saberes e resgatou a história e a cultura do Pantanal?.
 
Os trabalhos das alunas do curso de faixa pantaneira ficaram expostos na mesa de autoridades durante a cerimônia de certificação. Estiveram presentes a pró-reitora de Extensão e Relações Institucionais do IFMS, Carla Burdzinski, o diretor-geral do campus Aquidauana, Delmir Felipe, o diretor de ensino, Nilson Oliveira, além de representantes da Prefeitura, Câmara Municipal e da Secretaria de Estado de Educação.
 
Realizando sonhos
 
Aprender a fazer as faixas pantaneiras era um dos desejos que a aluna Célia Cristina Silveira, 46, nutria desde a época em que trabalhava em uma fazenda, no Pantanal.
 
?Uma vez ofereceram um curso de faixa para o pessoal, mas eu não pude fazer porque era cozinheira. Esperava há muito tempo aprender porque sempre achei as faixas muito bonitas?, revelou.
 
Além da ligação com o Pantanal, Célia encontrou na própria família motivação para o curso. ?Meu marido é peão das comitivas, e fiz a primeira faixa para ele durante o curso. Depois que comecei as aulas, até meus filhos quiseram aprender a fazer. Pretendo comprar um tear e confeccionar outras faixas?.
 
Agora qualificada, os planos ultrapassam o âmbito familiar. Junto com outras duas alunas do curso, ela espera montar uma cooperativa para comercializar as faixas produzidas. ?Nossa intenção é começar o trabalho a partir de janeiro?.
 
Mulheres Mil
 
As aulas tiveram início em junho, com dois encontros semanais durante seis meses. Além da formação específica, as alunas também assistiram a aulas de português, matemática e informática, entre outras disciplinas. A carga horária total foi de 200 horas.
 
Foi a segunda cerimônia de certificação que o campus Aquidauana promoveu por meio do Mulheres Mil. No ano passado, 63 mulheres de Anastácio finalizaram o curso de panificação e confeitaria.
 
Em 2013, além das alunas de Aquidauana, o IFMS certificou também 83 mulheres do Assentamento Itamarati, em Ponta Porã, e 27 alunas do curso de arte em cerâmica, ofertado em Coxim.
 
  • Cursos de qualificação são oferecidos por meio do Programa Mulheres Mil
 

Veja também

Mais Lidas

1
Aquidauana

Empresário atira após discussão com gerente de loja no centro de Aquidauana e acaba preso

2
Aquidauana

Ao lado da avó de 77 anos e amigas, Isabela comemorou aniversário em pesca noturna

3
Policial

Jovem volta para almoçar e descobre que casa foi arrombada e furtada

4
Policial

PRF prende em Anastácio trio que tentava chegar à fronteira com carro roubado

Vídeos

Incêndio de grandes proporções consumiu atacadista, em Campo Grande

Em mais um acidente na MS-450, bombeiros resgatam vítima das ferragens

Onça-parda é flagrada 'passeando' por bairro e assusta moradores

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min24 max33

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Chove rápido durante o dia e à noite.
min24 max33

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Chove rápido durante o dia e à noite.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
2,22m
Miranda
1,52m
Paraguai
(-) 31

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Cada...

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

"O SONHO DO LÍDER É AGITADO"

Rosildo Barcellos

Poluição como questão de saúde pública!

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Médicos

Ângela Maria L. Spada - Pediatra

Rua Manoel A. da Costa, - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-3438
Disk Mensagem

Sedução - Disk Mensagem e Cestas Café

Rua Augusto Mascarenhas, 625 centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) - 3241-3304 / 3
Clubes

GRESSA

Quintino Bocaiúva, s/n Bairro Guanandy - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 4142
Ver Mais
Supermercado Siriema
Fale com a redação