"É um direito ter atendimento de qualidade", acerdita Emanuelle Miranda, vendedora e intérprete na Óticas Carol
Ter formação em Libras (Língua Brasileira de Sinais) foi o diferencial na conquista do primeiro emprego para Emanuelle Miranda, de 23 anos. Ela foi aluna no IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) e agora está colocando em prática o que aprendeu nas aulas do professor Michel Estadulho e Cemir Cristaldo no seu trabalho como vendedora na Óticas Carol de Aquidauana.
Emanuelle contou para O Pantaneiro que estava procurando primeiro emprego quando viu a inauguração da rede de óticas na cidade, mas enviou o seu currículo de intérprete. “Acredito que foi o diferencial para eu ser contratada, pois tinha dificuldades em ser inserida no mercado de trabalho. Ter o curso trouxe o benefício pessoal e ainda poder ajudar a comunidade a ser mais independência”, acredita a jovem.
Para ela, ter intérprete em todos os locais é uma forma de garantir os direitos desse grupo de pessoas. “É direito ter um atendimento de qualidade, independente se a pessoa tenha ou não alguma limitação, porque somos todos iguais e devemos respeitar as diferenças. Acredito que a inclusão já está sendo feita na nossa cidade pro alguns comerciantes, porém precisa ser mais divulgada, para que essas pessoas se sintam acolhidas e representadas”, destaca Emanuelle.
Michel, que foi professor de Emanuelle e ainda ministra aulas de Libras no IFMS, diz que essa inclusão é uma forma de se colocar no lugar do outro e esse atendimento é um avanço para nossa sociedade.
“É muito gratificante saber que, o que parece ser um simples atendimento, mas em uma língua que o outro te compreenda, pode se tornar um diferencial muito grande! Parabéns aos que estão dando este passo inicial, nossa cidade tem muitos surdos usuários da Língua de Sinais que são clientes em nossos comércios e com certeza logo vão descobrir, o melhor atendimento é onde temos uma comunicação em nossa língua”, parabeniza o professor.
A Óticas Carol de Aquidauana fica na Rua Sete de Setembro, número 755, Centro. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados até às 12h.
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