30 de outubro de 2020
Anuncie Aqui
-->
Gastronomia

Infância em Aquidauana inspirou médico a criar produtos de pimentas

Conheça a história da marca Pimenta do Jamal, reconhecida até internacionalmente

23 SET 2020 - 16h00min
Kamila Alcântara

Jamal Suleiman tem 61 anos é um médico infectologista muito conhecido em São Paulo, mas além de ser fundamental na saúde das pessoas, ele e sua família levam mais sabor aos apaixonados por pimenta. Inspirado em sua infância em Aquidauana e no Pantanal, eles criaram a marca Pimenta do Jamal, com distribuição para todo o país.

Tudo começou no aniversário de 50 anos do Jamal, quando ele preparou pimentas para dar de lembrança aos convidados. O sucesso foi tão grande que suas filhas tiveram a ideia de tornar aquele gosto pela culinária e estudos sobre as pimentas em uma empresa familiar. 



“Já tinha pelo menos uns trinta [anos] que eu fazia as pimentas e dava de presente pra os amigos e daí nasceu esse projeto. Eu me envolvi especificamente pra desenhar toda a parte técnica desses produtos”, disse Jamal em entrevista para O Pantaneiro.

O objetivo dele e da família é apresentar os produtos, que segundo seus estudos vieram a ser conhecidos em meados do século dezesseis, em algo sofisticado e bonito. Também contemplar a variedade de sabores, cores, aromas e texturas presentes no Brasil. Toda a pesquisa dos produtos é para que as junções de sabores trouxessem memórias afetivas a quem consumisse. 

Jamal falou sobre as pimentas no programa É De Casa, da TV Globo.

“Eu busco várias referências do Pantanal e isso tem muito a ver com a minha infância em Aquidauana. Inclusive, vamos fazer uma parceria com o Hospital do Câncer de Barretos e ter uma receita com inspiração importante da minha casa, da casa dos meus pais”, destaca o médico.

Inspirado no Pantanal, a marca tem uma linha de produtos com bocaíúva em que os frutos são levados de Aquidauana para a empresa em São Paulo, produzida por pequenos produtores locais.

É o amor pelas pimentas e importância que a família toda dá à alimentação que os impulsiona. Jamal estuda a alimentação humana profundamente e consegue conciliar a empresa com a medicina de forma harmônica, principalmente pela parte administrativa ficar com as filhas e genros. Só que é ele que pensa em novos sabores e ideias de produtos, além de chefes de cozinha parceiros, como o Guga Rocha.



“A gente não trabalha com produto de segunda linha, a gente trabalha com produtos de primeira linha e esses produtos eles se encontram no país inteiro, a disposição nos melhores mercados do Brasil e são enviado pra vários lugares do mundo. A gente tem parceria com alguns chefes de cozinha inclusive é do Mato Grosso do Sul e que é de Campo Grande e que é o Paulo Coelho Machado. Então é super importante como empresa familiar que a gente mantenha essa característica artesanal e familiar”, conclui Jamal.

Conheça toda a linha de produtos da Pimenta Jamal no site oficial da empresa, clicando aqui, ou no Instagram @pimentadojamal.

 

Veja também

Mais Lidas

1
Policial

Mulher que atropelou gato de propósito é autuada pela polícia em Miranda

2
Geral

Pescadores são flagrados com 14 kg de pescado e devem pagar multa de R$ 35 mil

3
Política

TRE-MS define valor, mas mesários de Aquidauana não devem receber auxílio alimentação

4
Anastácio

Idoso é multado em R$ 3 mil por matar cachorro a pauladas em Anastácio

Vídeos

Incêndio de grandes proporções consumiu atacadista, em Campo Grande

Em mais um acidente na MS-450, bombeiros resgatam vítima das ferragens

Onça-parda é flagrada 'passeando' por bairro e assusta moradores

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min22 max29

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Não chove.
min22 max29

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Não chove.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
2,80m
Miranda
1,84m
Paraguai
(-) 24

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

A...

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

"TODA A PARTE"

Rosildo Barcellos

Furacão na Botocúndia

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Pesqueiros

Pesqueiro Panamá - Estrada da Margem Esquerda

, - Aquidauana/MS (67) 3686 1037
Farmácias e Drogarias

Drogaria Brasil

Rua Estevão Alves Correa, 476 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 4261
Médicos

Erica A. C. de Souza - Cardiologista

Rua Manuel Antonio Paes de Barro, 844 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-8816
Ver Mais
Fale com a redação