19 de setembro de 2021
Anuncie Aqui
Importante

Infectologista aquidauanense reforça a importância dos idosos ficarem em casa

“Isso tudo vai passar. A questão é quanto isso vai custar”, diz o doutor Jamal Suleiman

20 MAR 2020 - 15h15min
Kamila Alcântara e Rhobson Lima

Medidas drásticas estão sendo tomadas em cidades como Campo Grande para que as pessoas entendam a importância de ficarem em casa, principalmente os idosos. O doutor infectologista aquidauanense Jamal Suleiman, que atua no Hospital Emílio Ribas em São Paulo, conversou com O Pantaneiro sobre essas medidas emergenciais.

Só em Mato Grosso do Sul, balanço epidemiológico desta quinta-feira (19), divulgado pela SES (Secretaria de Estado de Saúde) tradicionalmente às 16h, são nove casos confirmados, todos em cidades vizinhas a Aquidauana e que já estão aplicando medidas de segurança. Sidrolândia, por exemplo, irá ter toque de recolher e em Campo Grande os passes de ônibus gratuitos foram suspensos.

“Não tem que ir ao banco resolver algo, não tem que viajar. É hora de ficar em casa! A pandemia tem um tipo de distribuição em cada lugar que chega. Nesse momento o que tem que fazer é seguir as recomendações das autoridades de saúde local, incluindo isolamento. Se isso não acontecer, temos que rapidamente proteger as pessoas com mais idade. Os idosos devem ter o mínimo de contato com o ambiente externo”, enfatiza Jamal.
 
O infectologista lembra que não é hora de estar em rodas de tereré ou churrasco com os amigos. Mas pode ser o momento de aproveitar para dar uma fiscalizada na situação do quintal para que não precisemos enfrentar uma epidemia de dengue também.

“Coronavírus é uma virose e os sintomas são iguais os da dengue. Aproveite para tirar aquele bando de cacareco do quinta que pode acumular água e faça isso rápido, para facilitar a vida de todo mundo, principalmente dos médicos. O mosquito vive nessas tranqueiras que deixam em casa”, destaca.

Jamal ainda informou as medidas de higienização que podemos tomar durante esse período. Uma delas é cantar “parabéns a você” duas vezes enquanto lava as mãos, pois até terminar deu o tempo necessário para lavar bem. Coloque um pouco de água sanitária na água e limpe superfícies e puxadores, além de lavar os alimentos.

“Muitos desqualificam, mas temos sorte de ter o SUS (Serviço Único de Saúde], pois é ele que vai segurar esse rojão. É necessário que agora todos tomem uma atitude de prevenção. Isso tudo vai passar, mas a questão é o quanto vai custar”, concluiu o médico. 

View Energy Solar_11

- Jamal Suleiman nasceu em Aquidauana. Possui graduação em medicina pela Universidade de Mogi das Cruzes (1983) e residencia-medica pelo instituto de infectologia Emilio Ribas (1986). Atualmente é titular de cargo efetivo do instituto de infectologia Emilio Ribas, referência em São Paulo. 

 

Veja também

Mais Lidas

1
Policial

PM acaba com festa, apreende menores de idade bêbados e prende organizadores em Aquidauana

2
Policial

Ao verificar denúncia, polícia prende traficante e apreende drogas em Aquidauana

3
Geral

PMA desmonta acampamento de caçadores à margem do rio Apa na fronteira

4
Geral

Rapaz faz disparos na frente de PM, foge e bate contra árvore em Corumbá

Informe Publicitário

Informe

De loja nova, Soffi Cosméticos vai dar um up na sua beleza

Previsão do Tempo

min24 max41

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Não chove.
min24 max41

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Não chove.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
1,99m
Miranda
2,01m
Paraguai
0,19m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Mais...

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

MUDANÇAS: APLIQUES DO DESTINO!

Gabriel Novis Neves

MANIA NOVA

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Moto Táxi

Moto Táxi Cidade

Rua Estevão Alves Corrêa, 482 Centro - Ponto de ref.: Frente à Drogaria Brasil - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-1904
Escolas Municipais

Escola Municipal Ada Moreira Barros

End: Rua João Ferreira Hormondes, s/n Distrito de Cipolândia - 79208-000 Aquidauana/MS (67)
Farmácias e Drogarias

Drogaria da Duque

Rua Duque de Caxias, 1925 - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 3340
Ver Mais
2
Entre em nosso grupo