A edição desta sexta-feira (27) do jornal O Pantaneiro, disponível nas bancas, trouxe em sua manchete o incêndio ocorrido no Parque Ecológico da Lagoa Comprida, estabelecido em local estratégico do perímetro urbano de Aquidauana.
A ocorrência foi atendida no fim de semana anterior e mobilizou as guarnições do 1º Subgrupamento de Bombeiros. Segundo informações do jornal, o fogo começou na área que fica ao lado do campinho de terra e se espalhou pela vegetação.
Com o período de tempo seco, as chamas se alastraram ainda mais rapidamente, dando trabalho aos militares para combater completamente o incêndio.
Frequentemente a reportagem do jornal O Pantaneiro recebe reclamações de moradores da região sobre fogo ateado em terrenos baldios próximos ao Parque Ecológico.
Ainda no início deste ano, um incêndio de grandes proporções devastou mais de 2 hectares de vegetação da Lagoa Comprida, uma das áreas de preservação ambiental mais conhecidas do Portal do Pantanal.
Limpeza
Na última terça-feira (24), o gerente de Desenvolvimento Agrário e Meio Ambiente de Aquidauana, Roberto Valadares, participou de um almoço com o comandante do 9º BE Cmb (Batalhão de Engenharia e Combate), tenente coronel João Luiz Lopes Teixeira.
O assunto em discussão foi a limpeza do Parque Ecológico da Lagoa Comprida. Segundo informações do site oficial do governo municipal, o major Frermann, do 9º BE Cmb, fará um reconhecimento do local para ver as possibilidades de ajuda por parte do Exército.