Dezenas de pessoas lotaram o auditório do campus I da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), na noite desta segunda-feira (26), quando o juiz federal Odilon de Oliveira esteve presente na cidade para ministrar a palestra ?O papel da família e da escola na prevenção do uso de drogas?.
O evento contou com a presença de diversas autoridades, acadêmicos, estudantes do ensino médio, professores e comunidade de Aquidauana, Anastácio e região.
Recepcionado pela presidente do Comad (Conselho Municipal Antidrogas de Aquidauana), Rosa Beatriz Vasconcelos, e pelo capelão do Projeto Chegando Primeiro, Carlos Gentil Vasconcelos, Odilon apresentou vídeos, fotos e gráficos com dados alarmantes relativos ao consumo de drogas no Brasil.
Segundo ele, se nenhuma medida for tomada, o uso de entorpecentes tende a aumentar ainda mais. ?As drogas destroem sonhos e esperanças. A sociedade tem uma grande força, mas precisa se mobilizar, a família é o melhor caminho para combater as drogas", disse.
O magistrado reforçou dizendo que o vínculo familiar deve ser fortalecido e que o diálogo franco e aberto deve existir entre todas as partes. No final da palestra, Odilon recebeu a placa de ?Parceiro da Paz? e agradeceu pela homenagem.
A vinda do juiz ao município foi intermediada pelo Projeto Chegando Primeiro, Comad, Espaço Alternativo Gospel, Coordenadoria da Juventude, Geografia na Mídia, UFMS e Ego Criativo.