Domingas Oruê e Catarino Lino são pantaneiros de Aquidauana, onde sempre viveram e trabalharam
Crédito do vídeo: Ademar Cardoso
Aniversariante Domingas Oruê, seu ex-esposo Catarino Lino, e as 7 filhas na comemoração dos 70 anos de Domingas / Foto: Thalia Nogueira
O Dia das mães deste ano, teve um significado sublime para a família Oruê/Lino, de Aquidauana. A festa em comemoração aos 70 anos da matriarca, Domingas Sebastiana Oruê, foi no sábado à noite (10), em local agradável, bem decorado e jantar saboroso, com doces e quitutes de sobremesa.
A continuação da comemoração foi no domingo, Dia das Mães, no local de eventos Jass Festas, na Vila Bancária, em Aquidauana. Os dois dias reuniram mais de 100 pessoas, e foram organizados pelos filhos, como presente para a mãe.
A aniversariante chegou acompanhada do neto-filho, que ela criou desde os primeiros meses de vida. Ao ver as 7 filhas, 28 dos 32 netos e os bisnetos e bisnetas na recepção, tentou controlar a emoção, porém foi visível notar seus olhos marejados e o coração batendo mais acelerado.
Entrou no salão embalada por aplausos, abraços e afagos dos familiares. Depois de caminhar pelas mesas, um encontro aguardado com expectativa. Lá estava “Seo” Catarino Lino, o ex-esposo cujo casamento resultou numa família que já conta quase 50 pessoas.
Como em encontros anteriores, ambos deram exemplo da grande amizade existente, mesmo após o fim do casamento. Catarino tem, hoje, 85 anos de idade, e já era amigo da família quando Domingas nasceu.
Ambos são pantaneiros-raiz, sempre moraram em fazendas de Aquidauana, onde as famílias trabalhavam. E foi na região pantaneira do Nabileque que, aos 16 anos, decidiram morar juntos. Ela com 16 anos e ele com 30 anos de idade.
Foram morar na fazenda Ipanema, região do Distrito de Taunay, em Aquidauana mesmo. Veio a primeira filha e depois outras seis, durante os 13 anos de duração do casamento. “Mas continuamos amigos em função da família, pelos filhos”, esclarece.
A primeira filha chama-se Lurdes Ney Lino. Ela tem, hoje, 53 anos de idade, e é mãe de 5 netos da matriarca Domingas, atualmente, na faixa etária entre 23 e 36 anos de idade. O primeiro deles, Jhonatan, deu um bisneto, o Vinicius (15). Seu segundo filho, é pai do neto Danilo, pai da bisneta Ághata, a caçula, entre todos, com apenas 1 ano de idade. Já Íngrid gerou a bisneta Yasmin (10). Tamira e Thalia, ainda não tiveram filhos.
A segunda filha, é Rose Ney Lino Moreira (52). Ela viajou 70 quilômetros (de Miranda) para parabenizar a mãe. Rose gerou 3 netos para Domingas: Patrícia, mãe de dois bisnetos, o Yago (16) e o Yuri (14). Seu outro filho, é o Maycon, pai do bisneto Daniel (9). E o terceiro filho, é o João, pai dos bisnetos Matteo (6) e Lucas (5).
A terceira filha, é Rosely Lino (50), mãe de três filhos, na faixa etária de 21 a 33 anos: Valdeir, pai do bisneto Gabriel (11), e de Wanderlan e Felipe, que não tem filhos, ainda. A quarta filha é Sandra Mara Lino (49), mãe de 4 filhos na faixa etária de 10 a 32 anos: Elizeu, Elivelton, Davi e Daniel. “Deles ainda não vieram bisnetos”, explica Sandra.
A quinta filha é Carlinda Lino (47), mãe de 4 filhas: Janaina, que gerou a bisneta Liz, de 1 ano; e de Juliana, mãe do bisneto Benício, de dois anos de idade; e Emily e Elika, que. ainda, não tiveram filhos.
A filha de número 6 é Catarina Lino Lemos Vasconcelos (44), que viajou de Ourinhos-SP para o evento. Ela é mãe de 7 filhos, na faixa etária de 10 a 29 anos: Alexsandro, Luane, Milena, Maria Clara, os gêmeos Rodrigo e Rafael, e Helena. Destes, só Milena gerou a bisneta Flora, de 4 anos de idade.
E. por fim, a sétima filha: Dulcilene Santana Lino (42), que viajou de Dourados para parabenizar sua mãe. Ela gerou dois netos para Domingas: Gabriel e Nataly, que, por sinal, está gestante de mais um bisneto.
E tem o Alexsandro Lino Amorim neto-filho, porque foi criado por Domingas desde os 6 meses de vida. Ele é filho da Catarina, que foi mãe com 15 anos de idade. Hoje, ele tem 29 anos de idade, é bancário, e mora em Três Lagoas.
Foi ele que abriu a cerimônia comemorativa dos 70 anos da matriarca Domingas. Alexsandro citou um versículo bíblico que faz parte dos 10 mandamentos que foram dados a Moisés, no Monte Sinai: “Honra teu pai e tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor, o teu Deus, te dá”. Êxodo 20:12.
Os genros também prestaram sua homenagem a aniversariante (Foto Thalia Nogueira)
Na sequência, a emoção ficou maior e as lágrimas de felicidade foram inevitáveis. Diversos membros da família declararam todo seu amor e carinho para a Domingas Oruê. Quem não pode se fazer presente, enviou a sua homenagem.
É o caso de Sérgio Junior Marques, casado com uma das netas. Ele é cantor e compositor, e fez e gravou uma música especialmente para a aniversariante. O nome é História de Dona Domingas. Os versos e a melodia, emocionaram todas as pessoas presentes.
Quatro meio-irmãos de Domingas também viajaram para homenageá-la. Eles são irmãos por parte de pai: Raimundo, de Campo Grande; Amélia e Rosemeire, de Anastácio; e Carlos, de Aquidauana. Ele expressou e agradeceu, em nome dos demais, “a satisfação de termos sido honrados por Domingas, para estar aqui na sua festa”.
Raimundo, Amélia, Rosemeire e Carlos, são meio-irmãos de Domingas e prestaram suas homenagens (Foto Thalia Nogueira)
Aliás, a vida difícil, sempre na lida para criar as filhas, nunca oportunizou fazer uma festa durante seus 69 anos de vida. “Esta festa de 70 anos é a primeira festa da vida dela”, esclarece a filha Sandra.
Foi Sandra que enviou solicitação de cobertura da festa pelo Jornal O Pantaneiro, com a intenção de sugerir às pessoas para que, sempre que puderem, façam confraternizações em encontros de família.
Polícia
Ao todo, foram 14 imóveis indisponíveis, com estimativa patrimonial superior a R$ 20 milhões
Trânsito
As causas do acidente ainda não foram divulgadas
Voltar ao topo