Segundo o Corpo de Bombeiros, prática de soltar pipa exige alguns cuidados / Ilustrativa
Um menino foi atropelado por um veículo Fiat Uno Mille na tarde desta segunda-feira (12), por volta das 15h50, na Rua Maria Cecília Arruda, Bairro José Fragelli.
R.V.S.R. (04 anos) foi socorrido por uma guarnição de salvamento do Corpo de Bombeiros. Ele estava consciente e orientado, com hematoma subgaleal na região parietal da cabeça, escoriações na lado direito do rosto e nos joelhos.
Segundo informações apuradas pelos militares no local do acidente, o menor estava soltando pipa e saiu correndo para a via sem olhar para os lados. A condutora do carro não teve tempo de desviar.
Após os exames de primeiros socorros, o garoto foi encaminhado ao Hospital Regional de Aquidauana.
Cuidados
O 1º Subgrupamento de Bombeiros de Aquidauana, através de nota, alerta que a prática de soltar pipa exige alguns cuidados, para que se torne uma diversão saudável e sem risco de acidentes. Confira as recomendações.
"O primeiro vilão é o cerol, aquela mistura de cola e vidro, que é passada na linha para disputar a pipa do outro, prática que, embora pareça divertida, provoca inúmeros casos de morte por cortes da linha.
O segundo vilão é a nossa falta de atenção porque no momento de empinar a pipa só olhamos para o alto, e, com isso, corremos o risco de atropelamento, queda de lajes ou buracos.
O local mais indicado é um terreno plano, sem muitos obstáculos e, se for soltar pipa na rua, tome cuidado com ciclistas e motociclistas que podem ser atingidos pela linha.
Outro perigo está, muitas vezes, na rede elétrica, pois o simples ato de tentar puxar uma pipa presa aos fios de alta tensão pode provocar uma violenta descarga elétrica, capaz de levar à morte".