04 de dezembro de 2021
Anuncie Aqui
Aquidauana em destaque

Merenda escolar vira tema de pesquisa de doutorado

24 NOV 2021 - 12h54min
João Marcelo Correia Sanches

A cidade de Aquidauana foi escolhida para representar Mato Grosso do Sul em uma pesquisa de doutorado que avalia a qualidade da merenda escolar em cinco regiões do Brasil. Considerado uma “referência”, o trabalho da Rede Municipal de Ensino foi avaliado de perto na semana passada.

Atlântico Super Center - 04Dez - Churrasco e cia - 9

Entre os dias 16 e 19 de novembro, a doutoranda Eliane Alves da Silva, da Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), acompanhou de perto todo o processo da gestão dos alimentos, desde a compra até o armazenamento e a produção.

Ela foi acompanhada pela secretária municipal de Educação, professora Wilsandra Aparecida de Lima Beda, junto da presidenta do Conselho Municipal de Alimentação Escolar (CMAE) e as nutricionistas da Semed.

Intitulado “Aprendizagens para o desenvolvimento sustentável: casos do PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar) brasileiro” e produzido sob orientação do professor Eugenio Avila Pedrozo, o estudo analisa a gestão da merenda escolar do município, principalmente com relação à aquisição de alimentos da agricultura familiar.

Durante os três dias de visita na cidade, a doutoranda conheceu a organização do setor da merenda escolar, visitou algumas escolas com as nutricionistas e merendeiras – onde pode acompanhar a preparação das refeições – e, por fim, fez uma visita técnica ao depósito em que são armazenados os alimentos não perecíveis.

“A alimentação escolar é tratada com seriedade pela Administração Municipal e por todas as nossas equipes dos CMEIs e escolas da REME. Priorizamos o investimento dos recursos da merenda, na aquisição de alimentos nutritivos, frescos e que se transformam em refeições cheias de sabor, nutrição e cor, preparadas com carinho pelas merendeiras e servidas aos nossos alunos”, explicou a secretária Wilsandra Béda.

Ao fim dos trabalhos, Eliane parabenizou a administração municipal pelo olhar cauteloso dado ao tema de sua pesquisa e pelo trabalho feito pelas equipes da Semed. “O sucesso do PNAE depende de sua gestão no município, onde muitas cidades não atingem o mínimo necessário. Porém há bons exemplos de gestão no PNAE e, entre elas, está Aquidauana”, disse a pesquisador.

Dando continuidade à sua tese, a acadêmica fará pesquisas semelhantes em Mato Grosso, Rondônia, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.

 

Veja também

Mais Lidas

1
Policial

Acusado de estuprar a sobrinha, homem é condenado a 20 anos de prisão

2
Charges

Trombadinha

3
Aquidauana

Confira as vagas da Casa do Trabalhador nesta sexta-feira

4
Policial

Empresário de Maracaju é apontado como 'El Patrón' do tráfico

Informe Publicitário

Informe

Selaria União: couro e moda country você encontra aqui!

Previsão do Tempo

min23 max35

Aquidauana

Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
min23 max35

Anastácio

Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
3,14m
Miranda
2,60m
Paraguai
0,34m

Colunas e Blogs

Gabriel Novis Neves

Nova variante do coronavírus

Valdemir Gomes

De...

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

Leila Diniz ("UMA MULHER SOLAR") Marília Mendonça ("...

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Médicos

Rufo Antonio da Silva - Endocrinologista

Rua Jose Bonifácio, 634 - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-4764
Pesqueiros

Pesqueiro do Dinho

Distrito de Piraputanga, - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 99121345
Médicos

Luiz Roberto P. Marti - Ginecologista

Rua Manoel Antonio Paes de Barros, 1032 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-3129
Ver Mais
Supermercado Seriema - Sabadão da Economia - 04Dez
2
Entre em nosso grupo