X
Saneamento

Monitoramento de reservatórios da Sanesul será expandido Aquidauana e região

A informação foi divulgada pelo governador Reinaldo Azambuja nesta sexta-feira

Autoridades durante evento. / Divulgação

Criado para monitorar em tempo real os reservatórios de água e evitar o desperdício, o Núcleo de Operações e Controle (NOC) da Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul (Sanesul) atende inicialmente os municípios de Dourados, Corumbá, Ponta Porã, Três Lagoas e Maracaju, mas será expandido para as 68 cidades sob a concessão da empresa pública, como Aquidauana e Anastácio, por exemplo.

A informação foi divulgada pelo governador Reinaldo Azambuja nesta sexta-feira (14.12), durante a cerimônia de inauguração do sistema. “A Central fica em Campo Grande e monitora em tempo real o que acontece nos reservatórios desde a captação até a reservação e a distribuição de água. Aumenta o controle e melhora o serviço”, explicou o gestor.

A tecnologia do NOC permite também visualizar o índice de produção dos poços e a quantidade de água disponível em cada reservatório da Sanesul. Por meio de painéis instalados no Núcleo, os técnicos conseguem monitorar a distribuição de água e, com base nos dados coletados, é possível identificar de forma rápida as eventuais falhas e acionar as unidades locais para iniciar reparos.

Projetos para que os outros municípios operados pela estatal sejam monitorados em tempo real pelo Núcleo já estão prontos. Para a implantação dessa solução, a Sanesul vai utilizar os serviços da Empresa Especializada no modelo IaaS – Privado (Infra Estrutura como Serviço), que oferece estrutura de equipamentos, manutenção, armazenamento, backup, recuperação e prestação de serviços com mão de obra.

Site Backup e novos veículos

Chamado de Site Backup, um sistema de armazenamento de dados administrativos, contábeis e financeiros da Sanesul também foi inaugurado por Reinaldo Azambuja hoje. A plataforma digital vai armazenar todas as informações da empresa e, em caso de incêndio ou qualquer outro desastre que coloque em risco o material estatal, o site manterá os arquivos da Sanesul a salvo.

“Vai abrigar a história da Sanesul”, resumiu o governador. Na mesma cerimônia de inauguração, Reinaldo Azambuja entregou 62 novos carros utilitários, oito retroescavadeiras e um caminhão para serem usados na prestação de serviço de saneamento em 45 municípios. “Vão substituir aqueles veículos com mais de 140 mil quilômetros”, informou.

O objetivo, de acordo com o governador, é substituir equipamentos velhos, que geram despesas de manutenção, por equipamentos novos. “É uma modernização. Já entregamos para a Sanesul mais de R$ 12 milhões em máquinas, veículos e equipamentos nesses quatro anos de mandato”, revelou o governador.

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Incêndio destrói motor de carro em Corumbá

Corpo de Bombeiros controlou chamas

Polícia

Polícia Civil prende indivíduo com mandado de prisão em aberto na Capital

A DEFURV continua suas investigações para coibir práticas criminosas na região

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2024 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo