Na última quarta feira (25), foi realizada mais uma etapa dos trabalhos de recuperação da nascente do Córrego Indaiá, responsável pelo abastecimento dos principais mananciais do Assentamento Indaiá, localizado na região norte da cidade, distante aproximadamente 40 Km da sede do município de Aquidauana.
A recuperação desta nascente faz parte de uma articulação conjunta entre a AGRAER (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) e a Prefeitura Municipal de Aquidauana por meio da Gerência Municipal de Desenvolvimento Agrário e Meio Ambiente, contando ainda com a participação do Instituto Ekko Brasil - Projeto Lontra, além da presença de estagiários dos cursos de Engenharia Florestal e Agronomia da UEMS.
Cada participante contribuiu com apoio técnico especializado e nos trabalhos de mobilização da comunidade de assentados. Ao todo, mais de 200 famílias residem em lotes na área de ocorrência da micro-bacia e têm suas necessidades de água potável e para uso geral diretamente dependentes dos diversos cursos d?água resultantes da nascente em recuperação.
Já na última quinta-feira (26), todos participaram do plantio de mudas de espécies nativas variadas e adequadas para estimular os processos naturais na recuperação da área da nascente. Diversos assentados participaram das atividades e anda garantiram a manutenção das mudas.
Nos próximos dias, mais mudas serão plantadas na área. Além das ações de recuperação, será construído na localidade um viveiro de mudas nativas a serem utilizadas pela comunidade na recuperação da mata nativa.