24 de setembro de 2021
Anuncie Aqui
Social

No Dia do Assistente Social a maior luta é que a assistência chegue para todos

"Visamos proteger os direitos da população e não é só a classe social em vulnerabilidade, são todos os cidadãos", diz assistente social

15 MAI 2020 - 16h00min
Kamila Alcântara

Esta sexta-feira (15) está sendo comemorado o Dia do Assistente Social no Brasil, profissão de extrema importância para as comunidades, pois é graças a esses profissionais que as pessoas são informadas e têm acesso aos serviços públicos essenciais por direito. É exatamente esse direito de acesso aos serviços e programas do Governo que esses profissionais lutam diariamente para chegar à população mais carente.

Juliana Moura trabalha no CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) da Vila São Pedro em Aquidauana. Ela contou que a maior dificuldade é a dificuldade que as pessoas têm de ter acesso aos serviços oferecidos, mas principalmente, de entender o trabalho dos assistentes sociais. 

“Um dos maiores desafio é a dificuldade que as pessoas têm de entender a função do assistente social, pois visamos proteger os direitos sociais, civis e econômicos da população e não é só a classe social em vulnerabilidade são todos os cidadãos com seus direitos violados. Outro grande problema é a falta de recursos, além de existe muitas famílias que ainda não sabe que tem o direito à assistência social”, relata Juliana.

Nesse período de afastamento social, o trabalho desses profissionais está ainda mais importante. “Nesse período atendemos muitas pessoas em situação de vulnerabilidade. Temos que da um carinho maior para essas pessoas Idosas, orientar, ouvir mais é muita paciência. A empatia nesse momento é essencial”, destaca.

Já Pâmela Souza compartilhou conosco todas as dificuldades de cursar a faculdade de Assistência Social, pois o preconceito as pessoas ainda muito grande, por confundirem os ramos de atuação desses profissionais.

View Energy Solar_11
Hoje teve bolo em comemoração ao Dia do Assistente Social no NASF que Pâmela trabalha (Foto: Arquivo Pessoal)


“Busquei conhecendo a profissão e vi que ser assistência social não é assistencialismo, é a luta pela garantia dos direitos e a busca pela igualdade social que é tão desigual em nosso país. Somos intermediadores as famílias em situações vulneráveis e situações onde os direitos foram violados, abandono, violência... Enfim, são muitas áreas importantes do serviço social em nossa sociedade”, pontua Pâmela. 

O assistente social também trabalha na área da saúde, lidando diretamente com os familiares de pessoas internadas ou com alguma enfermidade. “Trabalhar na saúde e um desafio p mim, pois pela primeira vez trabalho nesta área que é bem desafiadora pois  a saúde e o bem essencial para todos independente de classe social, raça , cor, gênero”.

 

 

Veja também

Mais Lidas

1
Aquidauana

Motociclista tem mal súbito e morre em rua da Santa Terezinha

2
Aquidauana

Câncer tira a vida de Lilian, agente comunitária de saúde em Aquidauana

3
Geral

Inmet alerta: vendaval na região pantaneira e para outras 33 cidades de MS

4
Geral

Velório de Lilian Oliveira está sendo realizado nesta quarta-feira

Informe Publicitário

Informe

Só a Dale Sorvetes tem delícias geladas por apenas R$ 1,50!

Previsão do Tempo

min22 max37

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Não chove.
min22 max37

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Não chove.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
1,99m
Miranda
2,01m
Paraguai
0,19m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Num...

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

ESCOLA PARTICULAR IRENE CICALISE

Gabriel Novis Neves

MANIA NOVA

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Escolas Municipais

Escola Municipal Visconde de Taunay

, Distrito de Taunay - 79200-000 Aquidauana/MS (67)
Pesqueiros

Pousada Recanto das Emas

Estrada da Barra Mansa, - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-6180/9986-
Hospitais/Postos de Saúde

Posto de Saúde da Santa Terezinha - Centro de Saúde Dr. Cláudio Fernando Estela

R. Carlos Ferreira Bandeira, s/nº Stª Terezinha - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-4027
Ver Mais
2
Entre em nosso grupo