17 de abril de 2021
Anuncie Aqui
-->
Pesquisa

Observação de pássaros na Estrada Parque Piraputanga é objeto de estudo na UFMS

Atividade virou tema de pesquisa no campus de Aquidauana

25 FEV 2021 - 19h40min
UFMS

A beleza da Estrada Parque Piraputanga, região turística de Aquidauana, chamou a atenção de pesquisadores em Mato Grosso do Sul. A Estrada recebe diversos turistas durante o ano todo e uma das atrações é a observação dos pássaros ou, em inglês, birdwatching. A atividade virou tema de pesquisa no campus de Aquidauana da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul).

IvrNet_Campanha de Páscoa 11

Com o projeto “Birdwatching: um estudo das potencialidades na APA Estrada Parque Piraputanga”, uma equipe multidisciplinar do campus, composta por membros da área de Turismo e Geografia, tem analisado esse fenômeno. Coordenada pela Profa. Dra. Lucy Ribeiro Ayach, a equipe demonstrou empolgação com o tema. 

“Os alunos desenvolveram o projeto como parte do estágio obrigatório do curso e demonstraram grande interesse e envolvimento na área pesquisada. Esse tema é importante, pois abre possibilidades de atuação tanto para o Turismólogo quanto para o Geógrafo”, disse Lucy.

Com o objetivo de contribuir para a análise da potencialidade para o desenvolvimento do turismo de observação de aves na região, a equipe segue um roteiro bem determinado na condução da pesquisa. A intenção é: identificar as espécies de aves predominantes na APA Estrada Parque Piraputanga e entorno; elaborar um quadro de informações sobre as espécies visualizadas na área; e subsidiar informações técnicas para avaliação da viabilidade de implantação do turismo de observação de aves na APA Estrada Parque Piraputanga.

O projeto, por sua vez, possui algumas etapas já concluídas e outras em andamento. Segundo a Professora Lucy, as primeiras etapas já estão concluídas.

“A etapa inicial para realização da pesquisa consistiu em pesquisa bibliográfica e documental sobre o turismo de observação de aves – birdwatching, sua importância, seus impactos positivos e negativos, conforme recomendações do Código de Ética de observadores de pássaros; análise dos documentos e normativas do ICMBIO sobre o turismo de observação de aves em Unidades de Conservação e demais recomendações para esse tipo de turismo; caracterização da Unidade de Conservação Estrada Parque Piraputanga e do bioma Cerrado. Para levantamento das espécies, foi utilizado o WikiAves, que é um site de conteúdo interativo, direcionado à comunidade brasileira de observadores de aves […] Os dados para subsidiar a pesquisa foram obtidos por meio de acesso ao site, identificando a espécie que foi avistada na área da APA Estrada Parque Piraputanga e imediações, pelos diferentes observadores de aves, permitindo, assim, a elaboração de um quadro com as respectivas espécies, nome popular e nome científico. Para facilitar o acesso ao site e interpretação das informações, obteve-se a colaboração do Prof. Jaime Ferreira da Silva, observador cadastrado, que previamente se prontificou em auxiliar no desenvolvimento da pesquisa por ser servidor da UFMS. Após o levantamento das espécies no site Wikiaves, foi realizada uma entrevista com moradores e proprietários de atrativos rurais da área da Apa, especificamente para registrar espécies que predominam na área e foram avistadas, mas que não foram catalogadas no site Wikiaves, considerados dados complementares”, disse a pesquisadora.

Em andamento, atualmente, estão as etapas relacionadas à análise final dos dados, conforme diz a coordenadora da pesquisa. “A última etapa da pesquisa consiste na análise final, considerando as condições de preservação ambiental na Unidade de Conservação e sua influência positiva ou negativa na biodiversidade local e mapeamento das APPs – Área de Preservação Permanente. Essas informações serão obtidas em pesquisas anteriores. A etapa de levantamento in loco dos impactos ambientais ocorrentes foi realizada parcialmente. O resultado será um relatório científico que se constituirá como um produto instrucional e de viabilidade de execução que será disponibilizado para uso da Secretaria Municipal de Turismo do município de Aquidauana, Associação Atupark – Associação de desenvolvimento do Turismo Estrada Parque de Piraputanga e Conselho Gestor da Estrada Parque”, contou a docente.

A professora também destaca a importância do projeto para os alunos envolvidos. “Além da vivência da pesquisa e aprendizado aos acadêmicos do curso de Turismo, a partir dos resultados da pesquisa, espera-se contribuir para o planejamento do uso turístico da área da Unidade de Conservação – APA Estrada Parque Piraputanga, em especial para avaliação do potencial para a atividade de birdwatching, bem como para alertar sobre a necessidade de conservação e educação ambiental, gerando um relatório como produto técnico instrucional e de viabilidade de execução, a ser disponibilizado para os segmentos interessados e para a sociedade em geral por meio de publicação de artigo científico”, disse Lucy.

Por fim, Lucy chama a atenção para a imediata variedade de espécies encontradas na região. “Preliminarmente, os resultados apontam ampla diversidade de espécies de aves, com ambientes adequados ao avistamento, o que indica o birdwatching como um segmento viável de realização na área da APA Estrada Parque Piraputanga e entorno. Contraditoriamente, vários impactos ambientais são identificados na APA e imediações, o que pode comprometer a conservação do ambiente e respectiva manutenção das espécies em seu habitat natural. O estudo ainda não foi finalizado, demandando maiores detalhamentos e avaliação das condições de conservação da área da APA e entorno, para posterior conclusão e recomendações. É importante ressaltar o papel da UFMS quanto à contribuição com dados científicos para subsidiar ações que contribuam com o desenvolvimento local e qualidade ambiental. Outros estudos científicos também foram realizados por pesquisadores da UFMS sobre a Unidade de Conservação APA Estrada Parque Piraputanga”, finalizou a docente.

O projeto teve início em agosto de 2020 e se encerrará em agosto de 2021. A pesquisa está vinculada ao Laboratório de Estudos da Paisagem e Percepção Ambiental.

Participam da pesquisa os docentes Lucy Ribeiro Ayach, Patrícia Zaczuk bassinello, Gustavo da Silva e Jaime Ferreira da Silva, além dos acadêmicos Leandro Tobias Miranda, Lucas Satio da Silva Tanaka e Érika Letícia Cáceres da Silva.

Dúvidas ou mais informações sobre o projeto podem ser solicitadas diretamente com a coordenadora da pesquisa, Professora Lucy, pelo e-mail lucy.ayach@ufms.br.
 

 

Veja também

Mais Lidas

1
Geral

AGORA: Homem passa mal e cai no meio da rua em Aquidauana

2
Policial

Em Dois Irmãos, homem mata o próprio irmão com um tiro de espingarda e foge

3
Geral

Confira as oportunidades da Casa do Trabalhador de Aquidauana

4
Policial

Dupla é presa por furtar fios de cobre em comércios de Aquidauana

Vídeos

Vídeo: Casal furta televisões de loja no centro da capital, em plena luz do dia

Apoiadores de Bolsonaro saem às ruas pedindo não ao Lockdown e sim à Intervenção Militar

Estreia Curta Metragem A Paixão de Cristo

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min22 max33

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Chove rápido durante o dia e à noite.
min22 max33

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Chove rápido durante o dia e à noite.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
2,52m
Miranda
2,20m
Paraguai
1,80m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Um...

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

ATENÇÃO! ATENÇÃO!

Giovani José da Silva

HISTÓRIAS DE ADMIRAR: EXÉQUIAS

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Som e Acessórios

Adil'Som (Adilson e Edimilson)

Rua Antônio João, 523 Alto - 79200-000 Aquidauana/MS 67 - 3241-5561
Camping

Camping Aguapé - Estrada da Margem Esquerda

, - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 686-1036/9986-0 www.pousadaaguape.com.br
Escolas Estaduais

Escola Estadual Coronel José Alves Ribeiro - CEJAR

Rua Estevão Alves Correa, s/n - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 6029/2226
Ver Mais
Supermercado Seriema - 17/04/2021
2
Entre em nosso grupo