22 de junho de 2021
Anuncie Aqui
-->

Pandemia impede a realização do tradicional almoço de São Sebastião na Aldeia Limão Verde

20 JAN 2021 - 15h41min
Kamila Alcântara e Samara Oliveira
Muitos indígenas da Aldeia Limão Verde, em Aquidauana, são devotos de São Sebastião e dia 20 de janeiro sempre foi marcado por celebrações, missas e comunhão entre os fiéis. A pandemia de Covid-19 impede a realização da festa, mas a fé e devoção está sendo exercida entre todos, da maneira mais segura.
Almooço realizado após a Missa de São Sebastião, em 2020.
 
Normalmente, a celebração de São Sebastião tem início no dia 18, em que missas durante a manhã e a noite são realizadas, além do almoço com a presença de todos os fiéis. 
 
Desde que a segunda onda da pandemia se fortaleceu, as lideranças indígenas decidiram fechar o acesso de pessoas que não são da comunidade.
Com as restrições por segurança, no próximo sábado (23), os moradores estarão realizando um Terço. 
 
Marilza é devota de São Sebastião e, como os outros moradores da Limão Verde, irá celebrar no Terço de sábado.
 
"Apesar de não ter realizado o evento, somos gratos por tudo de bom que tem nos abençoado, para nossa comunidade e família. E tudo acontece na vontade de São Sebastião, se não teve a festa esse ano, foi da vontade dele", destaca o jovem André Gabriel, filho de uma das organizadoras do evento, a Marilza.
 
São Sebastião
 
São Sebastião nasceu em Narbonne; os pais eram oriundos de Milão, na Itália, do século terceiro. Desde cedo, foi muito generoso e dado ao serviço. Recebeu a graça do santo batismo e zelou por ele em relação à sua vida e à dos irmãos.
 
Ao entrar para o serviço no Império como soldado, tinha muita saúde no físico, na mente e, principalmente, na alma. Não demorou muito, tornou-se o primeiro capitão da guarda do Império. Esse grande homem de Deus ficou conhecido por muitos cristãos, pois, sem que as autoridades soubessem nesse tempo, no Império de Diocleciano, a Igreja e os cristãos eram duramente perseguidos , porque o imperador adorava os deuses. Enquanto os cristãos não adoravam as coisas, mas as três Pessoas da Santíssima Trindade.
 
Esse mistério o levava a consolar os cristãos que eram presos de maneira secreta, mas muito sábia; uma evangelização eficaz pelo testemunho que não podia ser explícito.
 
São Sebastião tornou-se defensor da Igreja como soldado, como capitão e também como apóstolo dos confessores, daqueles que eram presos. Também foi apóstolo dos mártires, os que confessavam Jesus em todas as situações, renunciando à própria vida. O coração de São Sebastião tinha esse desejo: tornar-se mártir. E um apóstata denunciou-o para o Império e lá estava ele, diante do imperador, que estava muito decepcionado com ele por se sentir traído. Mas esse santo deixou claro, com muita sabedoria, auxiliado pelo Espírito Santo, que o melhor que ele fazia para o Império era esse serviço; denunciando o paganismo e a injustiça.
 
São Sebastião, defensor da verdade no amor apaixonado a Deus. O imperador, com o coração fechado, mandou prendê-lo num tronco e muitas flechadas sobre ele foram lançadas até o ponto de pensarem que estava morto. Mas uma mulher, esposa de um mártir, o conhecia, aproximou-se dele e percebeu que ele estava ainda vivo por graça. Ela cuidou das feridas dele. Ao recobrar sua saúde depois de um tempo, apresentou-se novamente para o imperador, pois queria o seu bem e o bem de todo o Império. Evangelizou, testemunhou, mas, dessa vez, no ano de 288 foi duramente martirizado.
 
*Com informações do site católico da Canção Nova

Padaria e Mercearia Dois Irmãos - Institucional - Junho21 - 02
 

Veja também

Mais Lidas

1
Geral

Fogo em caixa eletrônico no Atlântico Super Center é controlado

2
Geral

Padaria & Conveniência Dois Irmãos está atendendo em novo local; saiba onde

3
Charges

Relojeiro do Mercadão, Wilson morre em Aquidauana por complicações da covid-19

4
Aquidauana

"Figurinhas carimbadas", por onde é que anda o famoso seu Birigui e a briguenta Velha da Chuva?

Informe Publicitário

Informe

View Energy garante economia de até 95% na sua conta de luz!

Previsão do Tempo

min17 max31

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Não chove.
min17 max31

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Não chove.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
2,11m
Miranda
2,21m
Paraguai
1,54m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Vou...

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

PARTE XXI: AUTOESTIMA FEMININA: FORTIFICÁ-LA!

Gabriel Novis Neves

EDUCAÇÃO

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Bares/Panificadoras/Lanchonetes

Panificadora Acácia

Rua Estevão Alves Corrêa, 949 - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-5560
Bares/Panificadoras/Lanchonetes

Auto eletrica e peças Globo

Teodoro Rondon, 347 - 79200-000 Aquidauana/MS (67)
Hospitais/Postos de Saúde

Posto de Saúde Familiar Nova Aquidauana

R. Timóteo Proença, s/nº - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-4596
Ver Mais
2
Entre em nosso grupo