28 de setembro de 2021
Anuncie Aqui
Aquidauana

Para prevenir coronavírus, Prefeitura promete rigor na fiscalização em Aquidauana

Diante do início da transmissão comunitária em MS, administração convocou reunião de emergência

13 ABR 2020 - 19h30min
Assessoria

Mato Grosso do Sul já tem casos de transmissão comunitária de coronavírus e a situação preocupa ainda mais as autoridades. Diante da rapidez da transmissão e de caso confirmado em cidade próxima como Miranda, a administração convocou reunião de emergência do Comitê Municipal de Combate ao Covid-19. 

Central Pax_10

Reunião foi realizada nesta segunda (13), com a equipe administrativa da prefeitura, jurídico, representantes das forças militares (Polícia Militar, Polícia Civil, Exército e Corpo de Bombeiros), do Conselho Municipal de Saúde, do Hospital Regional, da Câmara Municipal e da Associação Comercial e Empresarial de Aquidauana.

Aquidauana, por ser sede de microrregião, recebe pacientes de vários municípios próximos, porém, não dispõe de muitos respiradores nos hospitais no município. A Prefeitura chama a atenção afirma que medidas de prevenção precisam ser respeitadas para evitar a proliferação e um surto de coronavírus na cidade.

Em decisão conjunta do comitê, ficou definido que haverá maior rigor e fiscalização nos comércios, supermercados, lotéricas, conveniências e bares para cumprimento das normas de higiene e do toque de recolher. Além disso, Policiais Militares, Policiais Civis e militares do Exército e do Corpo de Bombeiros irão compor com a equipe da Vigilância Sanitária e Secretaria Municipal de Saúde uma patrulha volante para reforçar e redobrar a fiscalização nos estabelecimentos comerciais e orientação à população que estiver nas ruas circulando, já a partir da tarde desta segunda-feira (13).

Outro fator que preocupa são as filas gigantescas que se formam nas lotéricas e correspondentes bancários da cidade. Mesmo com avisos sobre distanciamento social e rondas policiais e da vigilância sanitária, a população tem insistido e persistido na aglomeração nas filas.

A decisão do Comitê Municipal com a Prefeitura de Aquidauana é de intensificar a fiscalização, com notificações, multas e até a cassação do alvará de funcionamento dos locais que estiverem descumprindo o toque de recolher e as normas de higiene e prevenção ao coronavírus. 

Ainda em março, houve a flexibilização do horário de funcionamento do comércio com normas de higiene e de prevenção à serem seguidas com rigor pelos comerciantes. Entretanto, o que preocupa o município é que a própria população não tem tomado cuidados de prevenção, com grande movimento nas ruas, filas e aglomerações.

O prefeito Odilon Ribeiro solicitou ao Exército e à PM apoio para novamente realizarem outras barreiras de controle sanitário nos próximos feriados que se aproximam: 21 de abril (Tiradentes) e 1º de maio (Dia do Trabalhador). A próxima barreira sanitária acontecerá de 17 a 21 de abril, haja vista, que dia 20 será ponto facultativo municipal e o fluxo de pessoas e veículos pode vir a aumentar.

Conforme decisão no comitê, caso a fiscalização da patrulha volante identificar o descumprimento das normas de higiene, de prevenção ao Covid-19 e ao toque de recolher, a Prefeitura de Aquidauana poderá novamente editar novo decreto alterando o horário do toque de recolher e novas restrições 'apertando' o cerco de combate ao coronavírus no município, para o bem coletivo da população e preservação da saúde pública.

 

 

Veja também

Mais Lidas

1
Aquidauana

Vítima de um câncer, morre professora aquidauanense Nara Ortencia

2
Policial

Homem perde a vida ao atravessar Rio Miranda a nado

3
Aquidauana

Princípio de incêndio interdita Ponte Velha em Aquidauana

4
Policial

Policiais civis deflagram segunda fase da operação e prendem mais um envolvido

Informe Publicitário

Informe

Restaurante Pira passa por reforma e já volta no dia 1º

Previsão do Tempo

min24 max37

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Não chove.
min24 max37

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Não chove.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
1,99m
Miranda
2,01m
Paraguai
0,19m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Mais...

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

AI de ti, AQUIDAUANA!

Gabriel Novis Neves

MANIA NOVA

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Restaurantes

Pizza 10

Rua Deodoro Rondon, - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 1010/2911
Escolas Municipais

Escola Municipal Indígena Pólo General Rondon

, Distrito de Taunay - 79200-000 Aquidauana/MS (67)
Bares/Panificadoras/Lanchonetes

Cacimba Sorveteria

R. Manoel Antônio Paes de Barros, 616 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-6272
Ver Mais
2
Entre em nosso grupo