20 de janeiro de 2022
Anuncie Aqui
Veja o vídeo

Paralisia cerebral não impediu Higor de conquistar aprovação no seu TCC

30 NOV 2021 - 09h07min
Raul Delvizio

Novembro que chega ao fim ainda trouxe uma grata surpresa para uma família aquidauanense, em especial para um jovem de 22 anos. Higor Yglésias, que tem paralisia cerebral, teve que ultrapassar barreiras físicas (cognitivas e de coordenação motora) e também sociais (dar um "chega pra lá" no preconceito) para conquistar o sonho de ser aprovado no trabalho de conclusão de curso o famoso e temido TCC e estar mais perto de ter um diploma universitário em mãos.

Simasul - 21Dez - 9

Ele não só conseguiu isso, mas se tornou um belo exemplo motivacional: quando nos dedicamos para valer e temos pessoas a nossa volta que acreditam no nosso potencial, somos capazes de transformar o rumo da nossa própria história.

O TCC aprovado de Higor aconteceu na semana passada, de maneira on-line devido a pandemia, quando recebeu da banca avaliadora o parecer positivo. Ele, que cursa Administração na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) Câmpus de Aquidauana (CPAQ), ainda tem matérias a serem "pagas", porém o mais difícil da graduação já teve missão cumprida.

"Foi a nossa cereja do bolo!"

A fala acima é da mãe do rapaz, a dona de casa Angelita Gomes da Costa, de 46 anos. Inclusive, praticamente ela se "formou" junto ao filho, pois o acompanhava diariamente nas obrigações universitárias e nos encontros de orientação.

"É uma maneira diferente de, e ao mesmo tempo igual também. Foram 2 anos de atividade presencial e outros dois on-line, devido à pandemia. Ele escutava as aulas, eu o ajudava a transcrever a matéria no caderno, e depois líamos juntos. Acredite, ele é muito estudioso. Não tive a oportunidade de ter educação formal, mas ver meu filho chegar lá é também um sonho realizado", admite.

Higor com a professora doutora Daniela Althoff Philippi, sua orientadora no trabalho final de curso.

Higor convive com a paralisia cerebral desde que nasceu. Prematuro de 7 meses, o distúrbio de coordenação motora impossibilita ele se locomover sozinho utiliza cadeira de rodas para tanto e também falar com facilidade. Mas isso não significa que ele não possa aprender e até mesmo se formar na faculdade.

"Para a monografia 'Projetos socioambientais em clubes de futebol da capital catarinense'  tivemos ajuda da prof. dra. Daniela Althoff Philippi, que foi a maior incentivadora no processo do meu filho. Revelou um carinho muito grande e uma paciência nas orientações", agradece. Inclusão é a palavra-chave.

Higor comemorando a vitória conquistada ao lado da mãe Angelita, vermelha de emoção e tamanha felicidade.

Nota dez

"A banca ficou bastante emocionada durante a apresentação, e eu mal conseguia falar! Maior felicidade ver meu filho chegar nesse estágio. A gente sabe o tamanho do seu esforço. Mas nada aconteceria se ele não tivesse esse desejo dentro de si, de alcançar novos mundos", descreve a mãe.

E quando veio o resultado da aprovação de Higor...

"Ele gritava de felicidade. Sensação de missão cumprida, mesmo... muito feliz"

Veja o momento no vídeo a seguir:

"Ele não sonha pequeno, não. Enquanto mãe, sempre via o brilho dele de querer mais, de crescer e ser alguém como qualquer outra pessoa. Meu maior desejo é que outras crianças, adolescentes e jovens-adultos que também convivem com o mesmo distúrbio do meu filho tenham a mesma oportunidade, o incentivo, a 'ajuda' na caminhada para realizar sonhos. É acredita no potencial, independente do preconceito, dos 'olhares'", pontua.

Não só uma janela, mas uma porta dupla foi aberta para Higor. E ele não pensar em parar. "Falei: 'vamos tirar um ano sabático, meu filho, vamos descansar um pouco'. Mas ele não quer isso, não. Vontade dele agora é publicar o artigo do TCC. Ainda, viajar, fazer pós-graduação... o mundo ficou pequeno".

Avós de Higor em registro durante acompanhamento do neto no curso de Administração do CPAQ/UFMS.

 

Veja também

Mais Lidas

1
Policial

Feminicídio pode ter ocorrido por "ciúmes excessivos", diz Polícia Civil

2
Policial

Autor de furto de gado é morto durante confronto com policiais

3
Policial

Motorista perde controle da direção, sai da pista com carreta na BR 419

4
Policial

Motociclista morre após bater em placa de sinalização

Informe Publicitário

Informe Publicitário

Drogaria Aquidauana faz da comunidade pantaneira uma prioridade

Previsão do Tempo

min23 max37

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Chove rápido durante o dia e à noite.
min23 max37

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Chove rápido durante o dia e à noite.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
2,05m
Miranda
1,40m
Paraguai
0,108m

Colunas e Blogs

Gabriel Novis Neves

Fumo bom

Valdemir Gomes

Num...

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Ponto de Táxi

Ponto de Táxi Nº 7

Rua Estevão Laves Correa, s/n - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 3422
Médicos

Aldemir Fernandes Filho - Clinico Geral

Rua Manuel Antonio Paes de Barros, 606 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-2630
Pousadas

Fazenda Cacimba de Pedras

Acesso por Miranda ou Taunay, - Aquidauana/MS (67) 3382-1555 / 998 www.cacimbadepedras.com.br
Ver Mais
2
Entre em nosso grupo