Formação fortalece turismo e garante regularização para transporte de passageiros e comércio em embarcações
Monumento de Aquidauana
A Aecopaxi, em parceria com a Marinha do Brasil, o 9° Batalhão de Engenharia de Combate Carlos Camisão e outras instituições, está promovendo a capacitação de pescadores e piloteiros para obtenção da Carteira de Identificação e Registro (CIR) – documento que habilita profissionais a transportar passageiros e exercer atividades comerciais em embarcações.
Após o período de inscrições e exame médico, 35 candidatos foram classificados para a segunda etapa do processo, que será o teste de natação. A prova será aplicada pela Marinha no dia 14 de setembro de 2025, das 7h às 12h, nas dependências do 9° Batalhão de Engenharia de Combate Carlos Camisão.
A capacitação teórica e prática terá início no dia 15 de setembro, com abertura oficial às 8h no auditório da UEMS. As aulas seguem até o dia 26 de setembro, no Distrito de Camisão. Os participantes selecionados são das cidades de Aquidauana, Anastácio, Camisão, Piraputanga e Palmeiras.
De acordo com os organizadores, a formação é uma importante ferramenta de fortalecimento do turismo na região, uma vez que garante aos piloteiros e pescadores maior segurança e regularização para o transporte de turistas e mercadorias, fomentando o desenvolvimento econômico local.
Você tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta? O Site O Pantaneiro está sempre atento aos fatos que impactam a nossa região e queremos ouvir você!
Fale direto com nossos jornalistas pelo WhatsApp: (+55 67 99856-0000). O sigilo da fonte é garantido por lei, e sua informação pode fazer a diferença!
Além disso, você pode acompanhar as principais notícias, bastidores e conteúdos exclusivos sobre Aquidauana, Anastácio e região em nossas redes sociais. Siga O Pantaneiro nas plataformas digitais e fique sempre bem informado:
Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para acessar:
Instagram - @jornalopantaneiro
O Pantaneiro: Jornalismo com credibilidade, compromisso e a cara da nossa gente!
Educação
Inep não informou horário de liberação
Trânsito
Travessia que liga a Vila Jaraguá ao centro está fechada por tempo indeterminado
Voltar ao topo