19 de abril de 2021
Anuncie Aqui
-->
Nossa gente

Com desafio no setor, pesqueiros estão preparados para a nova temporada de pesca

27 FEV 2021 - 13h00min
Kamila Alcântara

Termina nesta segunda-feira (1°) o período da Piracema nos rios de Mato Grosso do Sul. Os empresários do ramo passam esse período se preparando para a nova temporada de pesca, que ainda traz desafios econômicos, por conta da pandemia, e até com as normas impostas no ano passado.

O Pantaneiro conversou com Juliano Aparecido Bressan que, ao lado do sócio Altair Souza, são responsáveis pelo Rancho do Pescador Paraguai Mirim, que fica a 80 km de Corumbá. Ele conta que os meses de Piracema são usados para melhorias no pesqueiro, mas não deixa de ser um período complicado e desafiador, pois ficam sem renda. 

IvrNet_Campanha de Páscoa 11



Quando a temporada de pesca volta, é o momento desses empresários “recuperarem o tempo perdido”, mas a pandemia ainda não acabou, tornando esse retorno com uma previsão de recuperação econômica instável. 

“A expectativa é grande, pois o rio está subindo, tem muito volume de peixes. Porém o resultado vai depender da pandemia, essa situação que está complicando nosso trabalho”, pontua Juliano. 



Entre os distritos de Piraputanga e Camisão, no KM 35 da Estrada Parque (MS-450) de Aquidauana, encontramos o Pesqueiro do Ely Fernandes. Ele vive da pesca há mais de 30 anos, sendo um dos únicos da região com barranco de areia amplo para pesca esportiva e amadora, além de aluguel de barcos.

Com tantos anos de experiência e uma propriedade grande, Ely investiu no que tinha para se manter durante o período da Piracema, oferecendo trilhas históricas e arqueológicas em seu espaço, possuindo registros de uma civilização com mais de cinco mil anos.

“Durante a Piracema ficamos completamente parados, mas a gente encontra outras maneiras de conseguir renda, com o ecoturismo, que está se fortalecendo com a pavimentação da Estrada Parque. Isso tem me ajudado muito nesse período”, destaca Ely.



Sobre o retorno, o profissional possui ainda algumas observações sobre a Legislação da pesca em nosso Estado, pois acredita que a região de Cabeceiras, como Aquidauana, ainda precisa ser vista com mais carinho pelas autoridades por questões técnicas, que só quem tem muitos anos de pesca consegue se sensibilizar. Por conta de todas essas questões, Ely diz que todo retorno é desafiador para os empresários.

“O nosso peixe realmente está se acabando, então cada ano a gente enfrenta um desafio negativo. É importante que quem faça as Leias estejam ao nosso lado e em conjunto para traçar as metas de desenvolvimento que fique bom para todos: nós, clientes e meio ambiente”, observa.

Para quem gosta de aventuras no rio, não apenas pescar, o Pesqueiro do Ely oferece descidas no Córrego Morcego, tem espaço de camping para 150 pessoas, 30 leitos em apartamentos climatizados, além de translado na Serra do Paxixi. 
 

 

Veja também

Mais Lidas

1
Policial

Homem é executado com 60 tiros de fuzil em Campo Grande

2
Educação

Administradora é a nova diretora do campus de Aquidauana da UFMS

3
Geral

Coronavírus: variante P1 já é predominante em Mato Grosso do Sul

4
Geral

A partir de segunda, idosos com mais de 60 anos podem se vacinar em Aquidauana

Vídeos

Vídeo: Casal furta televisões de loja no centro da capital, em plena luz do dia

Apoiadores de Bolsonaro saem às ruas pedindo não ao Lockdown e sim à Intervenção Militar

Estreia Curta Metragem A Paixão de Cristo

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min20 max32

Aquidauana

Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
min20 max32

Anastácio

Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
2,52m
Miranda
2,20m
Paraguai
1,80m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

O...

Mariana Thomé

Quer ter colaboradores mais produtivos? Invista em gest...

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

ATENÇÃO! ATENÇÃO!

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Farmácias e Drogarias

Drogaria Pantanal

Bichara Salamene, 1645 Bairro da Serraria - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 2743
Advocacia

Sortica & Santos Associados / Ary Sortica dos Santos Junior

Rua Augusto Mascarenhas, 506 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-3122/3241-
Médicos

Solange A. Pellegrino - Psiquiatra

Marechal Mallet, 567 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-3114
Ver Mais
2
Entre em nosso grupo