14 de junho de 2021
Anuncie Aqui
-->
Justiça Fiscal

Pesquisador avalia valores imobiliários praticados em Aquidauana e Anastácio

O objetivo da pesquisa é montar um banco de dados imobiliários para as cidades

28 NOV 2020 - 12h16min
CPAQ/Assessoria

Você já se perguntou como se chega ao preço de um imóvel em Aquidauana e Anastácio? A resposta para essa pergunta é importante em diversas situações, mas principalmente quando se fala em justiça fiscal.

Campanha Drogaria Aquidauana Institucional - 12

Pensando nisso, o professor Nelson Marisco, do Campus de Aquidauana da UFMS, está desenvolvendo um estudo intitulado “Valor da Terra para municípios menores de 50.000 habitantes. Estudo de caso: Aquidauana-MS e Anastácio-MS”. O profissional é da área de Geografia e iniciou seu projeto de pesquisa em outubro de 2018.

O objetivo da pesquisa é montar um banco de dados imobiliários para as cidades de Aquidauana e Anastácio, bem como elaborar uma Planta Genérica de Valores Imobiliários para ambas as cidades. Essa Planta é fundamental para o cálculo de tributos como ITBI, IPTU e Contribuição de Melhoria, e promove justiça e equidade social para a população.

Com essa perspectiva, o professor Nelson, em conjunto com o grupo de pesquisa Geovisualização e seus parceiros, tem trabalhado com diversas ferramentas que possibilitam a elaboração fidedigna da Planta Genérica de Valores Imobiliários. “Primeiramente fizemos um levantamento de imóveis em oferta nas duas cidades. Agora, estamos tratando os dados com a utilização de programas de computador de fontes abertas, tais como o QGIS, GeoDa e GeoDaSpace. Também utilizamos a Geoestatística e os Modelos Econométricos Espaciais”, explicou Nelson.

Segundo Nelson, a pesquisa é importante para a realidade local, principalmente pela intervenção na vida diária da população. “Além da importância de elaborar uma Planta Genérica de Valores Imobiliários, que vai permitir melhorar o processo de tributação municipal, também contribuímos para a melhoria da arrecadação de tributos, como o IPTU e o ITBI. Igualmente, buscamos uma melhor justiça fiscal, o que é importante para a população”, disse Nelson.

Assim como a população em geral está sendo beneficiada, os estudantes do curso de Geografia também adquirem conhecimentos fundamentais ao longo da pesquisa. “A pesquisa permite uma melhor formação aos acadêmicos envolvidos, verticalizando o conhecimento para a melhoria do processo ensino-aprendizado e aliando os conceitos teóricos e metodológicos com as atividades práticas profissionais. Os resultados estão sendo compartilhados através de artigos e apresentações em eventos científicos, contribuindo para o desenvolvimento de políticas públicas locais que possam melhorar o planejamento urbano e regional”, contou Nelson Marisco.

Um dos primeiros resultados da pesquisa já foi apresentado em um importante evento científico da área. O estudo “Aplicação de Modelos Econométricos no estudo do preço dos imóveis para as cidades de Aquidauana-MS e Anastácio-MS” foi apresentado no IX Simpósio da Sociedade Brasileira de Engenharias de Avaliações (Sobrea), realizado entre os dias 23 a 27 de novembro de 2020. A apresentação ficou sob responsabilidade dos professores Nelson Marisco (UFMS) e Norberto Hochheim (UFSC). Em breve, será disponibilizado o link para download do trabalho.

Além de Nelson Marisco, participam do projeto os professores Fernando Rodrigo Farias (UFMS/CPAQ) e André Luiz de Carvalho (UFMS/CPAQ), além dos acadêmicos Douglas Henrique Teixeira e Jean Carlos de Souza Santos.

Dúvidas sobre a pesquisa podem ser esclarecidas diretamente com o professor Nelson Marisco, enviando uma mensagem para o e-mail nelson.marisco@ceca.ufal.br.

 

Veja também

Mais Lidas

1
Aquidauana

Morre Clodoaldo Rodrigues Lino, vítima de Covid-19

2
Geral

Morre de Covid-19, o servidor da prefeitura, Nivaldo Gabriel Rosa, o Torrão 

3
Geral

Aposta de Mato Grosso do Sul acerta a quina e ganha R$ 130 mil

4
Saúde

Com 43 municípios em risco extremo, hoje começa a valer nova classificação do Prosseguir

Informe Publicitário

Informe

Selenita Semijoias tem o presente perfeito e sorteio de Dia dos Namorados

Previsão do Tempo

min16 max30

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Não chove.
min16 max30

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Não chove.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
2,05m
Miranda
1,88m
Paraguai
1,49m

Colunas e Blogs

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

AUTOESTIMA: FORTIFICÁ-LA!

Valdemir Gomes

Em...

Rosildo Barcellos

A Retomada de Corumbá

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Supermercados

Mercado e Açougue Vale Verde

Antonio João esquina com Rua dos Ferroviários, - 79200-000 Aquidauana/MS (67)
Pesqueiros

Pousada Amarelinho

Acesso pelo Frigorífico, - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 2828/99186
Hospitais/Postos de Saúde

Posto de Saúde Familiar Vila 40 (PSF - V. 40)

Rua B, 07 Vila 40 - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241- 5713
Ver Mais
2
Entre em nosso grupo