Durante vistoria em mercadorias contrabandeadas do Paraguai, a Polícia Militar de Aquidauana encontrou várias embalagens que continham dois tipos de produtos químicos análogos, em pó, totalizando 10 quilos.
Segundo informações divulgadas nesta quinta-feira (01º), essas substâncias são usadas por traficantes para aumentarem a produção e estimular a dependência da cocaína.
As apurações sobre o caso começaram no dia 21 de julho, quando um sargento da PM de Aquidauana, no horário de folga, avistou quatro veículos com placas de Goiânia (GO), em atitudes suspeitas, na estrada do Taboco. O policial acionou o 190 e a guarnição Rotai, que realizava patrulhamento preventivo no Bairro Nova Aquidauana e adjacências.
A 40 quilômetros da cidade, já na estrada do Taboco, os PMs interceptaram o comboio de veículos. Os automóveis transportavam diversas mercadorias oriundas do país vizinho, Paraguai, sem notas fiscais e sem procedência comprovada.
Seis homens (entre 39 e 47 anos) que estavam nos quatro veículos foram conduzidos para a Delegacia de Aquidauana, onde os PMs fizeram o termo de apreensão das mercadorias e dos automóveis.
Os autores assinaram os termos de apreensão e foram liberados para, posteriormente, se apresentarem na Polícia Federal, em Campo Grande. Eles vão responder por contrabando e tráfico de drogas.
Nesta quinta-feira, a PM de Aquidauana encaminhou o material contrabandeado e os produtos químicos para a Polícia Federal, que realizará a perícia e as investigações sobre o caso.