X

Reinaldo Lourenço

A nossa ponte Roldão de Oliveira, a “Ponto Velha”, que liga os municípios de Aquidauana e Anastácio, completa cem anos de inauguração em 2021, segundo os documentos de autorização de Tombamento da ALMS (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul), quando o processo começou em 2017.

Porém, é importante destacar que no livro do professor e historiador Cláudio Robba, a informação é de que a obra só teve início em 1925 e sua conclusão aconteceu em novembro de 1926.

De qualquer forma, já são mais de um século que os dois municípios irmãos se uniram para a construção da Ponte da Amizade, que ligou as cidades, pela primeira vez, de uma forma não fluvial, sobre o Rio Aquidauana.



Conforme os registros da pesquisa do professor Cláudio, a administração púbica de 1919 organizou um evento para o lançamento da pedra fundamental da obra, que contou com a presença do senador Pedro Celestino.

Naquela época, houve um empréstimo, onde 250 contos de réis foram usados na construção da ponte e outros 50 para construção do prédio do grupo escolar. As obras foram realizadas pela empresa Casemiro Bruno e Manoel Mendes & Irmão.

No texto do colunista Paulo Corrêa de Oliveira, intitulado “Mistérios da Ponte Velha”, publicado no O Pantaneiro, ele conta o caso, mas que pode ter sido distorcido pelo tempo e por tantas pessoas que contaram a prosa, de como o prefeito Roldão de Oliveira sonhava em construir a ponte metálica entre os municípios.



Em uma possível carta, Roldão compartilhou à uma das sobrinhas que as cidades não tinham condições financeiras para a construção, mas um encontro entre amigos prefeitos e ex-colegas de faculdade tornou isso possível. Se o caso é verdade? Nunca saberemos, pois Roldão nos deixou em 1972, aos 92 anos.

O aniversário de cem anos da Ponte Velha ainda não é certo, mas sabemos que há um século e graças ao Roldão de Oliveira, a população de Aquidauana e Anastácio se uniram e hoje compartilhamos um patrimônio histórico do Mato Grosso do Sul.

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Policial

Caminhão furtado na Capital é devolvido ao proprietário

Veículo foi entregue no domingo ao proprietário

Saúde

SES inicia vacinação de estudantes até 15 anos em escolas da rede pública de ensino

Estarão disponíveis todas as vacinas do calendário vacinal do Ministério da Saúde

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2024 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo