05 de agosto de 2021
Anuncie Aqui
Paradeiro

"Figurinhas carimbadas", por onde é que anda o famoso seu Birigui e a briguenta Velha da Chuva?

Todo mundo já conhece ou algum dia ouviu falar deles; nos ajude a encontrá-los

21 JUN 2021 - 08h05min
Raul Delvizio e Samara Oliveira

Não se pode dizer que seja culpa da pandemia, mas bem que ela veio a calhar: a covid-19 que trouxe de quarentena a isolamento social fez "desaparecer" algumas figuras bastante conhecidas para Aquidauana e região. Não venha me dizer que você nunca ouviu falar do "aterrorizante" seu Birigui e da senhorinha "carrancuda" Velha da Chuva... afinal, por onde é que eles andam?

Campanha Supermercado Atlântico_Quinta 02

É exatamente isso que O Pantaneiro gostaria de saber. Mas para isso precisamos de você: tem alguma história curiosa, vaga lembrança, registro fotográfico ou até mesmo vídeo com um deles? Melhor ainda: sabe nos dizer onde é que eles estão? Mande o que você tiver de informação para o nosso WhatsApp (67) 99856-0000. Contamos com a sua ajuda!

Voltando. Mesmo os registros populares não sendo muitos seja em quantidade ou qualidade, a verdade é que o povo gosta mesmo de repercurtir certos "mitos".

Registro de 2020 quando o Centro ficou completamente vazio, sem sinal nem dos "velhos conhecidos" (Foto: João Eric)

Entre eles o de seu Birigui, um possivelmente andarilho em seus prováveis 40 anos, que rodava as ruas do município de forma solitária quem sabe, preferindo conversar com sua própria sombra em invés de outro aquidauanense. Inclusive, seu jeito misterioso de ser virou expressão regional: quando alguém há de teimar ou ter mau comportamento, "chamar logo o Birigui" causava medo entre os pequenos e deixava os adultos no controle.

Diferente do "colega", a Velha da Chuva era uma senhora em seus 60 anos, com um jeito peculiar de demonstrar emoções. Com sua suposta tranquilidade, carregava um carrinho de reciclagem de lá pra cá acompanhada sempre de uma figura masculina provavelmente seu marido. Supostamente pois bastava um traquinas dizer do outro lado da rua "olha a chuva" em alto e bom som que a senhorinha se transformava em uma atiradora profissional de pedras, latas e o que mais tivesse em mãos.

Sem acervo fotográfico de Birigui ou da Velha da Chuva, O Pantaneiro pediu para que o chargista Ricardo Mayeda se inspirasse na descrição dos dois para um gracioso desenho deles que são as "figurinhas carimbadas" de Aquidauana.

Aliás, se ela pegasse alguém olhando torto também fazia o mesmo. Crise de ciúmes diriam uns, enquanto que as más línguas descreveriam como pura loucura. Talvez o "olha a chuva" nada tenha a ver com a pontaria certeira da velha, mas devido a falta de telhas em sua casa, deixando sua moradia alagada com uma simples chuvinha. Ninguém sabe ao certo.

Sem ninguém mais ver ou ouvir falar, por onde é que andam essas duas figurinhas carimbadas? Será que a covid que fez tantas vítimas também os levou dessa vida? Ou será que simplesmente estão a respeitar o isolamento como tantos outros insistem em desobedecer? Essa O Pantaneiro gostaria de saber.

Nos ajude a encontrá-los enviando sua dica pelo WhatsApp! Na próxima semana, uma reportagem especial sobre o desenrolar dessa "investigação" será publicada no site – não perca.

 

Veja também

Mais Lidas

1
Anastácio

Acidente entre carro e moto deixa mulher ferida em Anastácio

2
Entretenimento

Motoqueiros fazem graça no trânsito e se dão mal; veja o vídeo

3
Aquidauana

Ao se valorizar, Néia prova que é possível emagrecer em qualquer idade

4
Geral

Confira as oportunidades da Casa do Trabalhador de Aquidauana

Informe Publicitário

Informe

Genipapo Hotel Fazenda traz um "arraiá" diferente à você!

Previsão do Tempo

min16 max32

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Não chove.
min16 max32

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Não chove.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
1,91m
Miranda
1,67m
Paraguai
0,84m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Pelos...

Rosildo Barcellos

Aruanã Etô – É o lugar das máscaras !

Gabriel Novis Neves

A GRATIDÃO TAMBÉM É VIRTUDE ETERNA

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Bares/Panificadoras/Lanchonetes

Panificadora Acácia

Rua Estevão Alves Corrêa, 949 - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-5560
Auto Escolas

Auto Escola União

Rua Marechal Mallet, 622 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS 67 - 3241-2506 / 840
Dentistas

Claudio C. T. França e Halessandra J. C. França

Rua Augusto Mascarenhas, 574 Centro - 79200000 Aquidauana/MS (67) 3241-1729 /8402
Ver Mais
2
Entre em nosso grupo