Listas com os nomes dos eleitores faltosos estão disponíveis no cartório eleitoral / Arquivo
Até o próximo dia 25 de abril, os eleitores que deixaram de votar e não justificaram a ausência nas três últimas eleições devem regularizar suas situações junto à Justiça, sob o risco de terem seus títulos cancelados.
Em Aquidauana, as listas com os nomes dos 488 eleitores faltosos estão disponíveis no cartório eleitoral, localizado à Rua Nilza Ferraz Ribeiro, nº 400, Bairro Alto. Também é possível fazer a consulta através do
site do TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral).
O eleitor deve levar um documento oficial com foto, título eleitoral, comprovantes de votação, de justificativa eleitoral e de recolhimento ou dispensa de recolhimento de multa. Para evitar filas e transtornos, é recomendável não deixar a situação para ser resolvida na última hora.
A atualização cadastral acontece sempre no ano seguinte às eleições ? ou seja, nos anos ímpares ? e é um dos primeiros passos para a depuração do colégio eleitoral brasileiro com vista à eleição seguinte. O eleitor que tiver seu título cancelado fica proibido, por exemplo, de obter passaporte e renovar matrícula em estabelecimentos de ensino oficiais. Caso seja funcionário público, fica sem receber salário até o acerto da situação.