X
Inclusão

Prefeitura de Aquidauana garante proteção à autistas com entrega de carteirinhas

Com as carteirinhas as mães de crianças terão alguns benefícios como filas em comércio

Conhecidos como "Anjo Azul" as crianças com autismo são mais sensíveis a barulhos e impacientes com espera. / Internet

A Secretaria Municipal de Saúde do município de Aquidauana já está emitindo as carteirinhas de prioridade para as pessoas com Transtorno do Espectro Autista de Aquidauana. Essa é uma conquista que só foi possível com a criação e sansão da Lei Federal 13.861/2019, que trata dos direitos dos autistas em Aquidauana.

Para a presidente da Associação dos Familiares de Pessoas com Transtorno do Espectro Autista de Aquidauana e Anastácio - AFaP TEA, Adriana Ferreira da Silva Duarte, a carteirinha é ferramenta fundamental para o desenvolvimento dos autistas. " Muitas famílias não levam seus filhos em mercados ou lugares de lazer pois o autista tem uma grande dificuldade em aceitarem a espera em filas", conta Adriana que por várias vezes que sofreu discriminação e constrangimento em filas no comércio.

De acordo com a presidente, a maioria dos casos o autismo vem acompanhado de uma desordem sensorial, o que inviabiliza a permanência dos autistas em lugares com grande movimento de pessoas pois esses lugares tendem a ter muitos estímulos sensoriais.

As carteirinhas são emitidas gratuitamente na sede da Secretaria de Saúde.

Para a ter a carteirinha basta ir na agência de regulação da Secretaria de Saúde munido dos seguintes documentos: RG ou Certidão de Nascimento (no caso das crianças), Cartão do SUS, laudo médico comprovando o autismo e comprovante de residência.

“Então a carteirinha veio junto com a lei municipal, que da atendimento prioritário para os autistas. Essa é uma grande conquista para quem tem filho autista e sofre na demora dos atendimentos, mas vai servir também de exemplo para outras famílias que tem filhos autistas em alguns casos não aceitam, para eles verem que Aquidauana apoia a nossa causa e estão fazendo de tudo para nos dar estrutura adequada para eles terem um atendimento de qualidade seja na saúde ou em outro setor. Que essa lei sirva de exemplo para prefeitos de outros municípios também aderirem! Aquidauana Tem muito a melhorar, mas vejo que está no caminho certo” completou Tarina Freitas, que é mamãe de uma criança com autismo.

Para conseguir a carteirinha, os pais devem recorrer à agencia municipal de Saude do município.
Criança com sua carteirinha que dá direitos úteis.

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Brasil

Voo para resgatar mais brasileiros em Gaza decola na quinta

Segundo o Itaramaty, 102 pessoas estão na lista de repatriação

Judiciário

TJMS é prata no Prêmio CNJ de Qualidade 2023

A honraria foi entregue durante o 17º Encontro Nacional do Poder Judiciário

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2023 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo