26 de julho de 2021
Anuncie Aqui
Aquidauana

Prefeitura discute implantação de uma fábrica de uso sustentável da bocaiuva em Aquidauana

16 JUL 2020 - 10h04min
Agecom

Aquidauana possui um rico fruto do cerrado com potencial gigantesco para a produção sustentável de gêneros alimentícios saborosos e produtos à base da bocaiuva. A bocaiuva é um fruto comum no município e na região e que tem despertado paladares e ganhado mercado à fora.

Central Pax_02

Para tratar sobre a implantação de uma fábrica com uso sustentável da bocaiuva, durante a manhã de hoje, 15, o prefeito Odilon Ribeiro e a vice-prefeita Selma Suleiman se reuniram com secretários municipais, o artesão Lourival Santos e o Prof. Dr. Flávio Aristone. A reunião aconteceu no prédio da Escola Antônio Corrêa (Modelo).

O Prof. Dr. Flávio Aristone é físico, é do Instituto de Física da UFMS/Campo Grande e pesquisador na área de uso sustentável da bocaiuva para produção e geração de renda na região do Pantanal de Mato Grosso do Sul e explanou, na reunião, sobre a viabilidade comercial e industrial da bocaiuva no município de Aquidauana.

A iniciativa de uma fábrica com uso sustentável da bocaiuva em Aquidauana, possibilitará empregos, pois a população poderá colher bocaiuva (sem cortar os cachos, somente o que caiu ao chão) e, também, colher sementes secas de manga para venderem.

O prefeito Odilon Ribeiro solicitou às Secretarias Municipais de Produção, Assistência Social e Cultura e Turismo que junto com o professor Dr. Flávio Aristone e o Sr. Lourival Santos e parceiros organizem um plano de trabalho para viabilizar a implantação da fábrica de uso sustentável da bocaiuva em Aquidauana.

"Estamos entusiasmados com a possibilidade de gerar renda para população com o uso sustentável da bocaiuva.Temos bocaiuva nos quatro cantos da cidade, aldeias, distritos e fazendas da região. A Prefeitura de Aquidauana vai montar um plano de trabalho, vamos fomentar a população na coleta sustentável desse fruto, pra vender e as famílias coletadoras ganharem seu dinheiro, aumentarem sua renda de forma sustentável e sem prejudicar a natureza", completou o prefeito.

Os frutos secos são comprados e utilizados por industrias de cimento para acendimento e combustão nos fornos. Da castanha da bocaiuva é possível extrair um óleo, semelhante ao de oliva, com nutrientes excelentes na culinária.

Já a polpa da bocaiuva é utilizada para farinha e inúmeras delícias gastronômicas. Só em 2019, segundo o produtor de farinha Lourival Santos, foram comercializadas cerca de 15 toneladas de farinha de bocaiuva, de Aquidauana abastecendo cidades vizinhas, Mato Grosso do Sul e São Paulo.

A vice-prefeita Selma Suleiman, que tem ao logo dos anos tem acompanhado de perto o projeto da bocaiuva em Aquidauana, também solicitou às Secretarias Municipais de Produção e Cultura e Turismo estudos para a inserção dos produtos à base de bocaiuva no comércio local.

"De Aquidauana sai a farinha de bocaiuva que é utilizada para geléias, sorvetes e outros produtos feitos fora do Estado de MS. Precisamos trazer essas ideias de produtos a nossa cidade, para a nossa realidade. Isso é renda, produção e turismo gastronômico", completou a vice Selma.

"Já temos indústria interessada em comprar 10 toneladas de bocaiuva em Aquidauana. É renda e emprego batendo na porta de Aquidauana. Ficamos felizes em saber que a Administração Municipal acredita nesse potencial do fruto na cidade e irá montar um plano de trabalho para viabilizar a implantação da fábrica", afirmou Flávio Aristone.

ESPAÇO PARA O PROJETO

O prédio da Escola Antônio Corrêa tem sido utilizado pela Prefeitura de Aquidauana. Nesta manhã, o prefeito Odilon Ribeiro e a vice-prefeita Selma Suleiman, entregaram a chave de uma sala do prédio, que está sendo preparada e organizada e será cedida ao Sr. Lourival Santos para instalar ali um local de atendimento e beneficiamento da bocaiuva, no centro da cidade, facilitando o acesso para quem quiser comercializar a farinha e até mesmo conhecer mais sobre o projeto da bocaiuva de Aquidauana. O pátio da escola também servirá de local para armazenamento dos sacos de bocaiuva a serem beneficiadas e comercializadas.

 

Veja também

Mais Lidas

1
Geral

Fiscal da Vigilância Sanitária leva soco durante fiscalização

2
Geral

MPF recomenda a demarcação física da Terra Indígena Taunay-Ipegue

3
Miranda

Corpo de Bombeiros presta homenagem a prefeito de Miranda e à memória de Edson Moraes

4
Esportes

Brasil empata com Costa do Marfim no futebol masculino

Informe Publicitário

Informe

Concorra R$ 5 mil em prêmios no Atlântico Supermercados!

Previsão do Tempo

min19 max37

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Não chove.
min19 max37

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Não chove.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
1,94m
Miranda
1,77m
Paraguai
1,17m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Todos...

Rosildo Barcellos

Aruanã Etô – É o lugar das máscaras !

Gabriel Novis Neves

A GRATIDÃO TAMBÉM É VIRTUDE ETERNA

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Academias

Ativação

Rua José Bonifácio, s/n Alto - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-2109
Pizzarias

Pizza 10 +

Rua: Teodoro Rondon, 386 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS 3241-1010
Telefones Úteis

Policia Civil - 1º DP

Luís da Costa Gomes, 555 Cidade Nova - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-2020/3241-
Ver Mais
2
Entre em nosso grupo