18 de agosto de 2022
Anuncie Aqui
Prevenção

Prefeitura e Creas realizam live sobre o combate ao abuso sexual de crianças e adolescentes

A conversa online é uma das ações do Maio Laranja

18 MAI 2020 - 11h00min
Kamila Alcântara

Nesta segunda-feira (18) é o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, como forma de prevenção a Prefeitura de Aquidauana em parceria com o Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) realizam um live para falar sobre as formas de denunciar e esclarecer dúvidas.

Em 2019 até agora, 97% das vítimas de abusos e exploração sexual em Aquidauana são meninas, onde a maioria tem 4, 7 ou 13 anos. Os bairros com maior incidência de denuncias no município a Nova Aquidauana, Jardim Aeroporto e Bairro Alto. 

“Os outros bairros também registram relatos de abusos, incluso as zonas rurais e aldeias. A violência não escolhe perfil familiar, infelizmente incide em qualquer família! A vezes nas mais ricas a lei do silencia perdura por mais tempo”, destaca a coordenadora do Creas e psicóloga Juliane Ribeiro. Ela estará conversando com os internautas pela live juntamente com a também psicóloga Tainara Coronel. 

Juliane explicou que os canais de denuncias para abusos melhoraram muito, mas infelizmente a maior parte dos casos acontece no âmbito familiar o que mais dificulta é romper essa lei do silencia. “O que estamos fazendo, a gente faz campanha nas escolas durante todo o mês de maio para que a criança tenha outras pessoas de referência que pode confiar para denunciar”.

As crianças ou adolescentes que sofrem abusos sempre vão apresentar sinais, mudanças de comportamento, mas depende muito dos traços da personalidade dela, pois cada vítima reage de uma maneira ao que está passando.

“Uma criança ou adolescente que um dia era mais tímido, pode começar a ser mais agressivo ou sexualizado. A criança que era alegre pode começar a estar sempre triste, isolado, tem pensamentos suicidas, há queda no desempenho escolar. Sintomas psicossomáticas, como doenças que aparecem do nada. As vezes a criança vai recusar ir a lugares onde o agressor vai estar ou lugares que não considera seguro”, detalha a psicóloga.

Recentemente se tronou um “tabu”, repleto de fake news, a questão da educação sexual para crianças e adolescentes, mas os psicólogos acreditam que essa é a melhor arma de prevenção a esses abusos. Há discursos que levam a confundir o ensino sobre sexualidade com o incentivo ao sexo, que é inclusive crime.

“A educação sexual é na idade que os pais acham aconselháveis, onde a criança aprende sobre o corpo dela e como as pessoas podem chegar perto do corpo delas de forma respeitosa. É ensinar o que é o corpo da criança e ensinar que ninguém tem o direito de tocar no corpo dela de uma forma inadequada. Isso é imprescindível para ela saber o que é legal ou não. Entender que ninguém tem o direito de manipular o corpo dela”, explica Juliane.

Quando uma criança ou adolescente encontrar em você a segurança para contar a violência e exploração que vive, é o momento de ouvir e acolher com paciência, sem culpar ou forçar a comprovação do que está sendo denunciado pela vítima.

“Escute o relato daquela criança e tenha a tranquilidade de que vocês precisam provar alguma coisa. Você vai escutar e buscar denunciar, que será tudo de forma anônima. Não estamos preocupados em quem está denunciado, mas sim no conteúdo”.

Para denunciar, o canal nacional de ligações gratuitas é o “Disque 100”. O Creas fica na Rua dos Ferroviários, 1231, e o telefone para contato é o (67) 3240-1400. Já o Conselho Tutelar fica na Rua Pândia Calógeras, 673, e o telefone para contato é o (67) 3241-7868.

A live começa a ser transmitida na página oficial da Prefeitura a partir das 11h30, mas ficará disponível para quem quiser assistir depois. Juliane e Tainara vão falar como é o trabalho do Creas, o que é o dia 18 de maio, os sinais e sintomas do abuso sexual, principais agressões e canais de denuncias. 

 

Veja também

Mais Lidas

1
Dois Irmãos do Buriti

Motociclista e passageira ficam gravemente feridos após colisão na BR-262

2
Aquidauana

Após o susto, salva-vidas arremessado por touro em Aquidauana diz que está bem

3
Policial

Adolescente de 16 anos morre após confessar assassinato e furtos

4
Aquidauana

Salva-vidas arremessado de touro está na enfermaria da Santa Casa

Informe Publicitário

Informe Publicitário

Sonho se torna realidade e família amplia Supermercado Vale Verde em Aquidauana

Previsão do Tempo

min23 max32

Aquidauana

Chuva
min23 max32

Anastácio

Chuva

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
1,74m
Miranda
1,36m
Paraguai
2,46m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Até...

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

SORTILÉGIOS DA LITERATURA

Giovani José da Silva

HISTÓRIAS DE ADMIRAR: VALE TUDO POR UM LIKE?

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Médicos

Nelson Andrade Quelho - Cardiologista

Rua Pandiá Calógeras, 242 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-3000
Som e Acessórios

Adil'Som (Adilson e Edimilson)

Rua Antônio João, 523 Alto - 79200-000 Aquidauana/MS 67 - 3241-5561
Advocacia

Dr. Douglas Melo Figueiredo

Rua Manoel Antonio Paes de Barros, 415 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-4900
Ver Mais
2
Entre em nosso grupo