X
Saúde

Prefeitura lança projeto para zerar filas na rede municipal de saúde de Aquidauana

O projeto vai atender quem já está na fila aguardando por consultas, exames e procedimentos

Outra iniciativa será o recadastramento da população no Sistema de Regulação e de Prontuário eletrônico / Divulgação

A Prefeitura de Aquidauana por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento (SESAU) inicia no dia 1° de Agosto, o projeto “Mais Saúde”.

A ação tem o objetivo de zerar a fila de espera por consultas, exames e diversos procedimentos na Rede Pública de Saúde.

O projeto vai atender quem já está na fila aguardando por consultas, exames e procedimentos e, que por conta, do período de pandemia Covid-19, ficaram aguardando por esses atendimentos.

A Secretaria Municipal de Saúde investe R$ 365 mil reais na aquisição dos serviços médicos.

“A pandemia superlotou o sistema de saúde em todo o país e, em Aquidauana, não foi diferente. Estamos com cidadãos esperando por exames, consultas e procedimentos médicos desde a pandemia. Então, para resolver essa situação da fila de espera, decidimos comprar esses serviços para atender logo quem mais precisa e está há meses nessa angústia de espera”, explicou o prefeito Odilon.

Outra iniciativa será o recadastramento da população no Sistema de Regulação e de Prontuário eletrônico.

“Com o levantamento em mãos e com a autorização do prefeito para fazermos a compra dos serviços e organizamos com a Regulação de Vagas do município um cronograma para iniciar os atendimentos e zerarmos a fila de espera e, também, fazer o recadastramento da população no sistema de regulação, processo que agiliza a entrada do paciente no sistema”, disse a secretária de Saúde, Cláudia Souza.

O projeto “Mais Saúde” está dividido em duas etapas: I) levantamento da demanda reprimida e agendamento dos procedimentos, sendo a primeira etapa algo permanente da Central Municipal de Regulação de Vagas, que junto com cada unidade ESF tem exatamente o controle da demanda necessária; II) A segunda etapa, o agendamento e informe da data do procedimento, acontecerá com a marcação da consulta/exames/procedimentos.

Os pacientes que estão aguardando na fila de espera serão devidamente comunicados por meio dos contatos que eles têm em seu cadastro na sua ESF de referência, ou seja, serão avisados através dos Agentes Comunitários de Saúde, por telefone ou whatsApp. No caso de dúvidas, o paciente pode procurar o posto de saúde mais perto de sua casa.

Os serviços de saúde que estarão sendo disponibilizados no projeto “Mais Saúde” pela SESAU em Aquidauana são: Exames - Eletroencefalograma, ultrassonografia (doppler e morfológica) e ultrassonografia simples;

Consultas – angiologia, urologia, cardiologia, dermatologia, ginecologia, oftalmologia, ortopedia, otorrino, psiquiatria infantil e adulto e planejamento familiar; exames laboratoriais diversos.

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Serviços

Agendamento online para passaportes está indisponível temporariamente

Polícia Federal detecta tentativa de invasão do ambiente de rede

Educação

Inep apresenta novos indicadores de financiamento

Valor Aluno Ano Resultado é um complemento da União às redes estaduais e municipais em vigor desde 2023

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2024 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo