A rede de atendimento a mulheres em situação de violência será reforçada em Aquidauana e outros 20 municípios sul-mato-grossenses, por meio de 30 veículos que serão entregues às prefeituras. A solenidade será realizada nesta segunda-feira (09), às 14h15, no pátio da Governadoria, em Campo Grande.
Com investimento de R$ 611 mil da SPM-PR (Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República), o governo de Mato Grosso do Sul adquiriu 18 carros e 12 motos, que garantirão mais rapidez ao acesso das mulheres aos serviços públicos ? delegacias, centros de referência, juizados e varas especializadas, promotorias, defensorias públicas, entre outros.
A solenidade contará com a presença do governador André Puccinelli, da vice-governadora Simone Tebet, da secretária-adjunta de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres da SPM, Rosângela Rigo, da subsecretária da Mulher e da Promoção da Cidadania do MS, Tai Loschi, prefeitas e prefeitos, entre outras autoridades.
Além de Aquidauana, a entrega será feita às prefeituras de Batayporã, Campo Grande, Corguinho, Corumbá, Coxim, Dois Irmãos do Buriti, Dourados, Itaquiraí, Ivinhema, Japorã, Jardim, Ladário, Naviraí, Nioaque, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Paranhos, Ponta Porã, São Gabriel do Oeste e Sidrolândia.
?Os carros e as motos vão agilizar o trabalho de centros de referências e casas-abrigos, por exemplo, em processos administrativos e deslocamentos de mulheres atendidas pela rede de enfrentamento à violência no Mato Grosso do Sul. Possibilitam mais autonomia aos organismos de mulheres e presteza ao acolhimento das vítimas?, afirma a secretária nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres da SPM, Aparecida Gonçalves.
A aquisição dos veículos tem o objetivo de fortalecer os organismos de políticas para as mulheres na implementação de políticas voltadas ao combate à violência de gênero. Faz parte do Pacto Nacional pelo Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, da SPM, e reforça a estratégia do programa ?Mulher, Viver sem Violência?, do Governo Federal, para integrar serviços públicos e humanizar o atendimento às vítimas.