As chuvas tendem a diminuir, configurando uma estação predominantemente seca
Prefeitura da cidade já fez campanha de arrecadação de cobertores / Divulgação
O inverno astronômico de 2025 se inicia neste dia 20 de junho, às 23h42, mas também marca o chamado “inverno climático”, período de frio intenso entre 1º de junho e 31 de agosto.
As projeções climáticas indicam um cenário neutro, sem influência significativa de El Niño ou La Niña.
Segundo a MetSul Meteorologia, essa condição favorece um inverno “mais frio” que os últimos dois anos no Centro-Sul do Brasil, com maior oscilação térmica, geadas e eventos de tempo severo, como ventos fortes e chuvas intensas, especialmente em agosto e setembro.
Na região Centro-Oeste, espera-se precipitação próxima ou abaixo da média, embora áreas a oeste de Mato Grosso do Sul possam registrar chuvas atípicas.
Para Aquidauana, isso significa que o município deverá enfrentar um período marcado por noites e manhãs mais frias, possíveis geadas eventuais e dias com oscilações térmicas bruscas — tanto frio intenso, quanto calor atípico antes de frentes frias.
As chuvas tendem a diminuir, configurando uma estação predominantemente seca.
Recomendações aos moradores:
Proteção térmica e domiciliar – agasalhe-se adequadamente e proteja redutores de temperatura nas casas, como vedação de portas e janelas.
Alerta meteorológico – esteja atento a avisos de tempo severo, ventos fortes ou granizo, especialmente no fim do inverno.
Saúde e vigilância – o frio agrava doenças respiratórias; mantenha vacinação em dia (gripe e covid) e evite aglomerações sem uso de máscaras.
Cuidados ambientais – o tempo seco aumenta o risco de queimadas; evite fogueiras e descarte inadequado de lixo.
A combinação de frio mais intenso e variação extrema exige atenção e planejamento comunitário. Cuidados básicos, prevenção e conscientização coletiva ajudarão a proteger a saúde, o patrimônio e o meio ambiente neste inverno de 2025.
Resumo do prognóstico:
Inverno mais frio que os últimos dois anos
Oscilações térmicas drásticas e riscos de tempo severo no final da estação
Predomínio do regime seco na região Centro-Oeste
Você tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta? O Site O Pantaneiro está sempre atento aos fatos que impactam a nossa região e queremos ouvir você!
Fale direto com nossos jornalistas pelo WhatsApp: (+55 67 99856-0000). O sigilo da fonte é garantido por lei, e sua informação pode fazer a diferença!
Além disso, você pode acompanhar as principais notícias, bastidores e conteúdos exclusivos sobre Aquidauana, Anastácio e região em nossas redes sociais. Siga O Pantaneiro nas plataformas digitais e fique sempre bem informado:
Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para acessar:
Instagram - @jornalopantaneiro
O Pantaneiro: Jornalismo com credibilidade, compromisso e a cara da nossa gente!
Social
A primeira ocorreu em maio, com 435 documentos emitidos
Milagre
O pequeno Victor Miguel Fernandes, de apenas 1 ano e meio, teve sua vida salva após se engasgar durante o almoço
Voltar ao topo