O presidente da Fetems (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul), professor Roberto Magno Botareli Cesar, participou de audiência pública realizada na Câmara Municipal de Aquidauana, nesta quarta-feira (24). O evento teve como objetivo o debate de questões como recursos na educação, piso, carreira, jornada e a profissionalização dos funcionários administrativos em educação, entre outras.
A audiência pública, promovida pelo Simted de Aquidauana (Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação), foi coordenada pela presidente da Câmara Municipal, vereadora Luzia Cunha (PT). O plenário Estevão Alves Corrêa também recebeu a presença do presidente do Simted - Florêncio Escobar, do coordenador geral da Escola 7 de Outubro da CUT (Central Única dos Trabalhadores) - professor Antônio Carlos Hilário, dos vereadores Anderson Meireles (PT do B), Paulo Reis (PMDB) e Mauro do Atlântico (PT), e dos trabalhadores em educação de Aquidauana.
Na opinião do presidente da Fetems, a realização do debate é essencial para a categoria. ?Precisamos difundir as nossas lutas porque é dessa forma que podemos mostrar para a sociedade que o objetivo dos trabalhadores em educação é a busca de um ensino público com mais qualidade e valorização profissional?, ressaltou Roberto Botareli.
Após o debate, foi assinada a 'carta de Aquidauana'. O teor do documento final da audiência, assinada pelos profissionais da educação pública do município, reitera as reivindicações da pauta da Semana Nacional em Defesa da Educação.
A audiência pública desta quarta-feira integrou as ações da Greve Nacional da Educação Pública em Mato Grosso do Sul, movimento organizado pela Fetems que faz parte das atividades da 14ª Semana Nacional em Defesa da Educação Pública, puxada pela CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação).