O presidente da Sanesul, José Carlos Barbosa, ministrou palestra no campus de Aquidauana da UMFS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), na última segunda-feira (10). Com o tema ?Saneamento no Brasil e em Mato Grosso do Sul?, o evento contou com a participação de aproximadamente 150 estudantes, dos cursos de administração, biologia e geografia.
José Carlos Barbosa, que também é presidente da Aesbe (Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento), apresentou aos universitários a importância da associação que representa 25 empresas estaduais de saneamento.
Ele também fez um panorama do saneamento no Brasil e mostrou um dos grandes problemas do país, onde apenas 53,50% da população urbana brasileira contam com atendimento da rede de esgoto. O presidente da Sanesul explicou que 68,20% do volume de esgoto coletado recebem tratamento, ou seja, mais de 100 milhões de brasileiros que não têm seus esgotos tratados.
Durante a palestra, Barbosa destacou o papel da empresa de saneamento em Mato Grosso do Sul, que hoje atua em 125 localidades, sendo 68 municípios e seus distritos. ?Um exemplo é Aquidauana, onde atendemos os distritos de Palmeiras, Taunay e Cipolândia, que tem uma miniestação de tratamento de água. Hoje, os distritos recebem água de qualidade?, destacou.
Além de estudantes e professores, o evento também contou com a participação de funcionários da Sanesul da Regional de Aquidauana e do vereador Valter Neves.